Assinar

João Fonseca: tenista atrai a atenção das marcas e do público

Buscar

João Fonseca: tenista atrai a atenção das marcas e do público

Buscar
Publicidade
Marketing

João Fonseca: tenista atrai a atenção das marcas e do público

Após vencer o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, na estreia do Australian Open, e figurar na 99ª posição do ranking da ATP, tenista brasileiro cresceu nas redes sociais


14 de fevereiro de 2025 - 7h54

O tenista brasileiro João Fonseca, de apenas 18 anos, vem ganhando destaque no cenário mundial do esporte. Após vencer o Next Gen Finals no final de 2024 e derrotar o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, na estreia do Australian Open, ele apareceu na 99ª posição do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

E Fonseca não parou por aí. Na tarde desta quinta-feira, 13, o tenista carioca bateu o argentino Federico Coria por 2 sets a 1, com grande virada, avançando para as quartas de final do ATP 250 de Buenos Aires, que acontecerá nesta sexta-feira, 14.

João Fonseca

João Fonseca, tenista brasileiro de 18 anos, vem conquistando uma legião de seguidores nas redes sociais (Crédito: Peter Wrede/Rio Open2024)

O sucesso do jovem tenista vem chamando atenção das marcas e do público brasileiro. Ao todo, Fonseca conta com quatro patrocinadores: On (marca que tem o ex-tenista Roger Federer como acionista), Rolex, Yonex e XP Investimentos.

Dados da Stilingue by Blip, encomendados pela reportagem de Meio & Mensagem, mostram que antes de sua estreia na Austrália, João Fonseca tinha 295 mil seguidores no Instagram e que no dia 14 de janeiro, ao vencer o jogador russo, teve um aumento de mais de 37 mil.

Porém, o grande boom em suas redes sociais veio dois dias depois da vitória, no dia 16, tenista ganhou mais de 87 mil seguidores, passando para mais de 656 mil usuários o acompanhando. Essa mudança representou um aumento significativo de 122% de seguidores em seu Instagram.

Pouco menos de um mês depois, em 12 de fevereiro, Fonseca já possuía mais de 718 mil seguidores, ou seja, uma alta de 143% em relação ao momento anterior ao campeonato na Austrália. Segundo dados da Stilingue by Blip, o tenista segue ganhando em média 94 seguidores por dia. Inclusive, nessa sexta-feira, 14, ele já conta com 722 mil seguidores.

A empresa de pesquisa também revelou que, nos últimos dois meses e meio, houve uma média de 106 publicações por dia envolvendo o nome dele na internet. Além disso, o volume de menções ao tenista aumentou 28 vezes mais do que a média diária entre os dias 14, 15 e 16 de janeiro. Ou seja, nestes dias somados, Fonseca recebeu mais de 2.900 menções ao seu nome.

O motivo do buzz, segundo a Stilingue by Blip, se deu por conta de sua participação no Australian Open, onde venceu o russo Andrey Rublev por 3 sets a 0. O buzz também foi gerado pela idade do atleta, que possui apenas 18 anos, e com sua vitória dá um passo importante para o tênis brasileiro.

Menções ao tenista

O levantamento ainda revelou que 54% das publicações estão em portais de notícias, 24% no X e 17% no Facebook. Além disso, marcas e organizações representaram 80% das publicações, seguidas por homens, com 14% e mulheres com 5,4%.

No X, rede de Elon Musk, o tenista está sendo considerado “o cara do momento” e o “próximo grande nome do tênis brasileiro”. E o seu feito tem deixado as pessoas “fonsequizadas”.

Dados da Stilingue by Blip também mostram que o sentimento das menções é majoritariamente positivo, com 58%. Os usuários ainda falaram sobre o desempenho do tenista, apresentando surpresa e, ao mesmo tempo já expectativa para a próxima participação em Buenos Aires.

Apesar disso, 30% das menções foram classificadas como negativas, muito pelo descontentamento dos usuários pelo fato de que a estreia de João Fonseca no ATP 250 em Buenos Aires foi adiado pela chuva. Enquanto, 12% das menções foram neutras.

Após ser um dos destaques da edição 2024 do Claro Rio Open, Fonseca retorna ao Rio Open 2025, que tem início neste sábado, 15. Neste ano, o principal torneio de tênis da América do Sul estabeleceu um novo recorde com 40 marcas entre patrocinadores e apoiadores, superando as 35 no ano passado.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Tardezinha 2025: agência de viagens e escola de música

    Tardezinha 2025: agência de viagens e escola de música

    Turnê estreia com oito patrocinadores e expectativa de crescimento de 15% a 20% em público

  • “Turbinada do Líder” é a nova ação do Mercado Livre no BBB25

    “Turbinada do Líder” é a nova ação do Mercado Livre no BBB25

    A estratégia tem como objetivo dar mais visibilidade à categoria de Moda da plataforma, através do reality show da TV Globo