Jogo “Fifa” mudará de nome após fim da parceria
Uma das mais populares franquias de videogame do mundo passa a se chamar EA Sports FC após fim do acordo com a entidade que representa o futebol
Jogo “Fifa” mudará de nome após fim da parceria
BuscarJogo “Fifa” mudará de nome após fim da parceria
BuscarUma das mais populares franquias de videogame do mundo passa a se chamar EA Sports FC após fim do acordo com a entidade que representa o futebol
Meio & Mensagem
11 de maio de 2022 - 6h00
(Crédito: Diego Thomazini/Shutterstock)
Com informações do Advertising Age e da Bloomberg
A Fifa, uma das franquias de games mais populares do mundo, será renomeada para EA Sports FC. A mudança acontece depois que a Publisher do jogo, a Electronic Arts Inc., não ter conseguido renovar o acordo de licenciamento com a entidade de futebol.
O CEO, Andrew Wilson, disse que está “agradecido por todos os anos da parceria” com a Fifa e que o último game da franquia será lançado este ano. A nova série manterá os acordos de licenciamento com mais de 300 parceiros da EA, permitindo a exposição da maior parte dos jogadores, clubes e estádios do mundo.
A relação entre as duas empresas começou há quase três décadas, com o Fifa International Soccer Game 1993, que liderou as paradas da Sega e do Super Nintendo. Desde então, as parceiras produziram um novo jogo a cada ano, que renderam mais de US$ 20 bilhões em receitas para a EA e permitindo que ela anulasse potenciais concorrentes graças ao acordo de exclusividade. Em 2013, as duas empresas estenderam o contrato até este ano de 2022.
As negociações sobre a renovação, no entanto, acabaram sendo controversas e vieram a público em outubro do ano passado, quando a EA declarou que considerava uma mudança de nome. “A medida em que olhamos para o futuro, também exploramos a ideia de renomear nosso game global para EA Sports”, escreveu, na época, Cam Weber, general manager da EA. “Isso significa que estamos revisando nossa parceria de naming rights com a Fifa, que é separada de todas as outras parcerias e licenças no mundo do futebol”, completou.
A Fifa vinha buscando o dobro do que recebia da EA pelo uso de seu nome no jogo, de acordo com reportagem do New York Times. As duas empresas também entraram em desacordo a respeito da extensão dos direitos de exclusividade para outras áreas do jogo, como campeonatos e NFTs. A parceria parecia destinada a fracassar quando a EA registrou a marca EA Sports FC, como sinal de que pretendia seguir adiante sem a Fifa.
Agora, a Fifa está livre para trabalhar com outros publishers de jogos, embora possa ser difícil encontrar outra parceria que se encaixe aos objetivos da empresa. A única companhia concorrente do segmento, a Pro Evolution Soccer, da Konami Holdings Corp., declinou de parcerias nos últimos anos.
De forma prática, a mudança pode não mudar muita coisa para a EA, na visão dos analistas. Com os mesmos times, jogadores e estádios, é possível que muitas pessoas nem notem a diferença, exceto pela falta de um ou outro nome.
Compartilhe
Veja também
Campanha na Nigéria transforma amamentação em retorno financeiro
Como forma de combate aos tabus culturais que desencorajam a amamentação, iniciativa conscientiza sobre a importância do leite materno
Umbro une futebol e música em relançamento de blusa Drill
Peça foi usada pelo vocalista da banda Oasis durante apresentação do Maine Road, antigo estádio do Manchester City