Johnnie Walker celebra 200 anos com série de ações
Criada pela AlmapBBDO, campanha global arremata série de ações de aniversário da marca da Diageo, que contou com documentário, ativações nas redes sociais e lançamento de edições comemorativas limitadas da bebida
Em 2020, a Johnnie Walker, marca da Diageo, completou 200 anos de existência. E, para comemorar este feito, a companhia desenvolveu uma série de ações no segundo semestre deste ano. A estratégia de aniversário da marca começou com o lançamento de sete rótulos comemorativos, em versões limitadas, passando pela divulgação de um documentário no Discovery Channel e Amazon Prime, chegando em sua campanha global que será lançada no intervalo do Fantástico, na Globo, no próximo domingo, 27.
“A ideia claramente não é só falar sobre passado. Óbvio que temos uma história que nos orgulhamos muito, mas o mais importante é falar que os próximos 200 anos que estão apenas começando. Somos uma marca de celebração e se pensarmos que hoje estamos passando por um momento muito crítico da humanidade como um todo com a pandemia, se pensarmos nos 200 anos da marca, foram vários desses momentos, gripe espanhola, as guerras. A marca pode ser um símbolo de esperança de que vamos passar por essa também”, afirma Paula Costa, vice-presidente de marketing da Diageo no Brasil.
Campanha global “Astronauta”, criada pela AlmapBBDO, arremata as ações de 200 anos da Johnnie Walker (crédito: divulgação)
Intitulada “Astronauta”, a campanha é a primeira desenvolvida pela AlmapBBDO, que conquistou a conta da Diageo em junho deste ano. Para exaltar o futuro e todas as suas possibilidades, o filme produzido pela Iconoclast acompanha a jornada de um casal de astronautas que retorna à Terra, fazendo um paralelo entre o que um astronauta sente ao voltar à rotina e o que as pessoas esperam viver quando a pandemia da Covid-19 passar. O astronauta americano John Daniel “Danny” Olivas, narra a história, contando as emoções que sentiu ao retornar à Terra após ficar isolado no espaço.
“Foi a peça que fez a Almap ganhar a conta da Diageo, eles nos mostraram toda essa campanha dos próximos 200 anos. Nos encantamos com essa proposta de olhar para esse momento em que estamos vivendo através do olhar de uma astronauta”, revela Paula, reforçando que a ideia do filme é justamente fazer esse paralelo com os astronautas e trazer uma mensagem de esperança para o futuro, enfatizando que o melhor ainda está por vir.
A produção do filme contou com a construção de uma nave espacial em um estúdio, que foi posicionada em frente a telões de alta definição, substituindo o chroma key, com o objetivo de trazer mais realismo às cenas espaciais. Essa tecnologia é a mesma usada em filmes de Hollywood, como First Man e Gravity. A campanha ainda contou com o apoio da Nash na pós-produção.
As ações de celebração dos 200 anos de Johnnie Walker começaram em agosto com o lançamento de sete rótulos comemorativos em versões limitadas. Além das garrafas tradicionais dos uísques Johnnie Walker Red Label, Black Label, Gold Label e Blue Label, foram criados três uísques exclusivos para a data, também em versões limitadas.
Além disso, no início de dezembro, a marca lançou dois filmes “O Aniversário” (veja abaixo) e “O Casamento” da campanha “Os próximos 200 anos estão apenas começando. Keep Walking”, também criados pela AlmapBBDO. “Fizemos toda a parte de conteúdo e social, pegamos depoimentos de consumidores de coisas que eles tiveram que adiar para celebrar de uma forma diferente”, explica a VP de marketing da Diageo.
No filme “O Aniversário” (veja abaixo), a marca preparou um aniversário Karaokê para Mariela, projetando suas músicas em um prédio em frente ao apartamento dela. Já no filme “O Casamento”, Johnnie Walker ofereceu um casamento de paraquedas para um casal que teve que adiar a festa. “A grande mensagem da campanha é que temos um monte de possibilidades, é só pensar de uma forma ampla. Essa é a grande missão de Johnnie Walker, quando falamos ‘Keep walking’, que é a nossa grande campanha” completa Paula.
Marca colocou pegadas do gigante em praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (crédito: reprodução)
Ainda em dezembro, a marca disponibilizou seu documentário “The Man Who Walked Around The World”, lançado no Discovery Channel, no Amazon Prime Video. Criado pela Something Originals, produzido pela Partizan e dirigido pelo premiado diretor Anthony Wonke, o filme mostra a jornada de 200 anos da marca. “Lançamos esse documentário em nível global. No Brasil aparecemos especificamente na onda dos anos 80 e 90, principalmente com um filme que na época foi muito importante na história de Johnnie Walker no Brasil que é o filme ‘O gigante'”, comenta a VP, reforçando que em comemoração a esse filme, a marca colocou pegadas do gigante na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Por fim, recentemente a marca fechou uma associação com a cantora Dua Lipa e com o DJ brasileiro Alok, que passa a integrar seu time criativo. O início da parceria com o DJ aconteceu no último sábado, 19, durante sua live de fim de ano. “Além de participarmos da live, também exportamos essa live para vários países, Venezuela, México, tivemos cobertura na página global de Johnnie Walker. A live tem mais 2,5 milhões de views e também teve uma característica do Alok e foi por isso que nos associamos com ele, porque ele tem uma pegada muito grande de sustentabilidade, uma marca social, uma presença de projetos sociais, que nos interessou muito”, conclui Paula.