Assinar

Jordan celebra 50 anos e lança novo tênis

Buscar

Jordan celebra 50 anos e lança novo tênis

Buscar
Publicidade
Marketing

Jordan celebra 50 anos e lança novo tênis

Veja todos os modelos da grife Air Jordan, parceria entre a Nike e o maior jogador de basquete da história. Aposentado há mais de uma década, Michael Jordan ainda fatura US$ 80 milhões por ano com patrocínio


15 de fevereiro de 2013 - 7h04

O patrocínio de marcas a atletas e o próprio marketing esportivo podem ser divididos entre antes e depois de Michael Jordan. O maior jogador de basquete da história, e um dos maiores ídolos dentre todas as modalidades em todos os tempos, completará 50 anos no domingo 17. As performances épicas dentro das quadras colocaram o craque da bola ao cesto em condições de exercer um impacto ainda maior fora delas.

Carismático e original, Jordan usou a seu favor todo o poder dos veículos de mídia que seguiam cada um de seus passos para lançar tendências e faturar milhões de dólares endossando produtos e ajudando a construir marcas.

No auge de sua carreira, embolsava aproximadamente US$ 50 milhões anuais referentes aos contratos de patrocínio. Em 2012, 14 anos após ter disputado sua última temporada da NBA (a liga profissional de basquete dos Estados Unidos), estes valores chegaram a US$ 80 milhões, custeados por oito empresas (Nike, Gatorade, Hanes, Upper Deck, 2K Sports, Presbyterian Healthcare e Five Star Fragrance) dispostas a pagar o preço para poder associar os valores intangíveis do mitológico desportista aos seus rótulos e serviços. As estimativas são da revista Forbes americana.

O relacionamento mais longevo, produtivo e rentável, obviamente, foi desenvolvido junto com a Nike. A marca patrocina Jordan desde que ele se juntou, em 1984, ao Chicago Bulls, time pelo qual ele conquistou seis campeonatos da NBA.

Juntos, companhia e atleta lançaram a grife Air Jordan, que começou como um simples modelo de tênis, ainda em 1984, e se transformou em líder absoluta da categoria, respondendo por 58% do mercado de calçados específicos para basquete – todos os outros modelos Nike, juntos, representam 34%.

De acordo com a SportsOneSource, as vendas no varejo dos tênis Air Jordan movimentaram, globalmente, US$ 1,2 bilhão em 2012. A 28ª versão da linha Air Jordan será lançada neste final de semana. Veja aqui todos os modelos lançados anteriormente.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show

    Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show

    Patrocinadora do evento Todo Mundo no Rio, marca quer encontrar os rostos dos famosos memes que envolvem a cantora

  • Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis

    Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis

    Empresa foca em proprietários para captar clientes às imobiliárias parceiras com nova estratégia de comunicação