Jornada do consumidor na Black Friday começa em outubro
Pesquisa da Microsoft Ads aponta que, em média, brasileiros começam a pesquisar itens e comparar preços 35 dias antes da data de ofertas
Jornada do consumidor na Black Friday começa em outubro
BuscarJornada do consumidor na Black Friday começa em outubro
BuscarPesquisa da Microsoft Ads aponta que, em média, brasileiros começam a pesquisar itens e comparar preços 35 dias antes da data de ofertas
Meio & Mensagem
31 de outubro de 2024 - 10h38
Boa parte das vendas que acontecem na Black Friday tem início mais de um mês, quando o consumidor começa a pesquisar o preço dos produtos pelos quais se interesse e se planejar para as compras.
Esse é um dos insights extraídos de um levantamento feito pela plataforma de advertising da Microsoft para tentar entender a jornada do consumidor na data especial de ofertas.
De acordo com os dados levantados, 55% das vendas realizadas pelo varejo online na Black Friday tiveram início em outubro. A busca por itens para a Black Friday começa, em média, 35 dias antes da data.
No Brasil, esse é período médio em que os consumidores levam para concluir a jornada de compra, iniciando das primeiras buscas pelos produtos e pesquisas de preços, até a aquisição.
Ao longo dessa jornada de compra, se o consumidor for exposto a uma campanha ou ação de publicidade daquele produto ou marca, mais ele pode se dispor a comprar na data comercial.
Segundo a Microsoft, os anúncios publicitários veiculados antes da Black Friday podem colaborar para a ampliação de 6% a 13% no valor total das compras.
Outro dado trazido pela pesquisa é o de que, no Brasil, cada usuário faz, em média, cerca de 49 pesquisas online ao longo de todo o período pré-Black Friday, para definir.
Segundo a Microsoft, isso faz com que seja cada vez mais importante iniciar as campanhas e ações de publicidade bem antes da última semana de novembro, a fim de contemplar toda a fase da jornada de compra.
“As marcas que combinam diferentes formatos de anúncios têm um aumento significativo em conversões. No setor de varejo, essa abordagem resulta em até nove vezes mais conversões em relação a estratégias que trazem apenas anúncios na busca”, diz José Melchert, diretor de Ads da Microsoft no Brasil, em comunicado.
Compartilhe
Veja também
Tracanella e Itaú: uso de cartão corporativo determinou desligamento de CMO
Banco citou o motivo em comunicado interno divulgado à parte da equipe; executivo diz que saída aconteceu por encerramento de ciclo junto à empresa
Diferentes gerações identificam-se com as mesmas marcas
Pesquisa realizada pela TroianoBranding e Dezon aponta que consumidores de diferentes idades buscam os mesmos valores nas empresas