Assinar

Kantar Talks 2020 destaca o propósito das marcas fortes

Buscar

Kantar Talks 2020 destaca o propósito das marcas fortes

Buscar
Publicidade
Marketing

Kantar Talks 2020 destaca o propósito das marcas fortes

Terceiro e último dia do evento digital realizado apresentou o ranking BrandZ de marcas mais valiosas e debateu os desafios do pós-pandemia


3 de setembro de 2020 - 13h20

Rosie Hawkins, chief offer and innovation officer da Kantar: “Nem todas as marcas precisam salvar o mundo, mas ficar em silêncio é uma estratégia ruim” (Crédito: Reprodução)

Brand Next foi o tema do terceiro e último dia do Kantar Talks 2020 – #InspiringTransformation, evento digital realizado pela Kantar em parceria com o Meio & Mensagem. A manhã foi marcada pela apresentação das 25 marcas mais valiosas do Brasil. Além disso, o evento debateu os fatores que mobilizaram os consumidores durante a pandemia e as oportunidades que esse movimento cria para as marcas. Executivos dos setores que registraram maior crescimento em 2020 também falaram sobre os processos de inovação e o papel do marketing em meio à crise. As apresentações do primeiro e segundo dia do Kantar Talks 2020 estão disponíveis no canal de Meio & Mensagem no Youtube. Veja o conteúdo do terceiro e último dia de evento no vídeo abaixo:

Chief offer and innovation officer da Kantar, na Insights division, Rosie Hawkins apresentou uma análise sobre o impacto da pandemia no comportamento do consumidor a partir do estudo Barômetro Covid-19, que foi realizado globalmente de abril a agosto desse ano. Segundo a executiva, três drivers de mudança se apresentaram: os consumidores foram forçados a mudar e repensar suas prioridades; a falta de confiança em governos e instituições ganhou força; e o escrutínio das marcas e suas ações.

A Covid-19 lançou a população a altos níveis de preocupação. Para além da crise sanitária, a instabilidade financeira, emocional e o agravamento das desigualdades criou um ambiente de tensão. Nesse sentido, os consumidores encontraram conexão e apoio em suas comunidades, com uma valorização dos negócios locais. Outras tendências como o estímulo ao empreendedorismo e consumo consciente também ganharam força.

Segundo o levantamento, globalmente, 40% dos indivíduos acreditam que seu governo não está fazendo o suficiente com relação à pandemia.  No Brasil, esse número pode chegar a mais de 51%. Esse vácuo de liderança abre espaço para que outras instituições se apresentem como modelo de atuação. “Conforme os governos nos decepcionam, nós esperamos cada vez mais das marcas”, disse a chief offer and innovation officer da Kantar.

Não foi só o coronavírus que exigiu um posicionamento das empresas. Outros fenômenos, como os protestos contra o racismo e o abuso policial nos Estados Unidos com o Black Lives Matter, revelam um consumidor que exige transparência e um propósito claro por parte das marcas que consome. “Nem todas as marcas precisam salvar o mundo, mas ficar em silêncio é uma estratégia ruim”, garantiu Rosie.

Crescimento com propósito
Apesar da pandemia, o valor total das 25 marcas brasileiras mais valiosas não caiu em relação ao ano de 2019. O grupo teve alta de 4%, segundo os dados do ranking BrandZ. Esse movimento foi puxado pelas marcas do setor do varejo, que subiu 72%. O segmento de bens de consumo também assinalou crescimento de 14%. Sonia Bueno, presidente da Kantar Brasil, aponta a diversificação de canais, o investimento no e-commerce e uma comunicação forte como catalisadores desse processo.

“Em qualquer categoria de varejo, a inovação é o pilar mais importante. Em um momento que o mundo está mudando, ela acaba se tornando o modus operandi”, contou Ricardo Dias, CMO da Ambev, companhia dona da segunda marca mais valiosa de acordo com o ranking, a Skol. Lidando com marcas centenárias, Marcelo Melchior, CEO da Nestlé, também apontou a inovação como fator essencial. “É como nós nos mantemos conectados com os nossos consumidores”, afirmou o executivo.

A diversificação de canais foi citada por Othon Vela, diretor de marketing multivarejo do GPA, que triplicou sua capacidade de venda em e-commerce na crise. “Quanto mais pontos de contato o cliente tem conosco, mais ele vai perceber a conveniência e fidelizar. Um consumidor que é omnicanal acaba tendo um gasto muito superior ao que consome apenas nas lojas físicas”, contou o executivo.

*Crédito da foto no topo: iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos

  • Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking trabalha expansão da marca Nº1 e amplia trabalho na gestão de marca e parcerias de artistas