Assinar

Lanche sem brinquedo

Buscar
Publicidade
Marketing

Lanche sem brinquedo

Burger King é a primeira rede a cumprir a nova lei municipal 5.528 no Rio de Janeiro, que proíbe a venda de lanches com brinquedos, determinação prestes a chegar também à São Paulo


22 de janeiro de 2013 - 10h40

A lei municipal 5.528, de autoria do vereador Marcelo Piuí (PHS), já está em vigor no Rio de Janeiro desde o último dia 8. As restrições impostas pela nova lei, que cobrará multa de R$ 2 mil dos restaurantes que insistirem em vender lanches com brinquedos, deve chegar também à São Paulo em breve. A expectativa é que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancione o Projeto de Lei 193/2008, do deputado Rui Falcão (PT), até o próximo dia 29 de janeiro. A proposta impede a veiculação de anúncios, voltados para crianças, de alimentos e bebidas "pobres em nutrientes, com alto teor de açúcar, gorduras saturadas ou sódio" no rádio e na TV entre 6 e 21 horas e veta também o uso de personagens e celebridades infantis.

Das três principais marcas acostumadas a recorrer à este tipo de estratégia, apenas o Burger King vem cumprindo a determinação vigente no Rio de Janeiro. No restante do País, no entanto, a rede continua atrelando a venda dos lanches aos brinquedos. Já o Bob´s e o McDonald’s permanecem comercializando as promoções infantis. Belo Horizonte e Florianópolis também já instauraram legislações semelhantes. Desde junho de 2012, estão previstas multas entre R$ 1 mil e R$ 3 mil em ambos os Estados. As restrições a alimentos e bebidas equivalem a cerca de metade dos 200 projetos sobre publicidade que hoje tramitam no Congresso. O objetivo é conter os impulsos que levam a consumir alimentos capazes de aumentar os índices de obesidade entre as crianças.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Porto renova parceria com GP de São Paulo até 2027

    Porto renova parceria com GP de São Paulo até 2027

    Ao todo, contrato entre a empresa e Fórmula 1 se estende por seus anos, fazendo da marca founding partner do evento com ativações e outras ações

  • Tiffany & Co cocria troféu do Super Mundial de Clubes Fifa

    Tiffany & Co cocria troféu do Super Mundial de Clubes Fifa

    Joalheria auxiliou no desenvolvimento da peça que será entregue aos campeões