LG embala sua comunicação na cultura K-pop
Companhia está investindo no youtuber e hipnotista Pyong Lee e na banda BTS para promover sua linha de smartphones
Companhia está investindo no youtuber e hipnotista Pyong Lee e na banda BTS para promover sua linha de smartphones
Victória Navarro
21 de novembro de 2018 - 6h03
Psy: um novo fenômeno vem aí?
O prestígio junto ao público também tem atraído anunciantes. O K-pop foi incorporado à comunicação de marcas como Gillette — que, em 2013, realizou ativações com Psy no Brasil — e Google — que, um ano depois, homenageou o cantor ao colocar duas miniaturas dançantes em torno do número de visualizações do videoclipe. No Brasil, o show da banda sul-coreana BTS, outro ícone do gênero, lotou o Citibank Hall, em São Paulo, em março de 2017.
Mais recentemente, marcas como LG têm mirado seus esforços de comunicação na audiência do gênero. O hipnotista e youtuber Pyong Lee, por exemplo, é embaixador dos smartphones da marca no Brasil desde julho deste ano. A parceria engloba a produção de 12 vídeos para a LG – oito para o modelo G7 ThinQ e quatro para o Q7 –, que serão publicados no próprio canal do influenciador até maio de 2019. No final de junho deste ano, o youtuber ainda participou do evento de lançamento dos aparelhos móveis G7 ThinQ e V35 ThinQ. A escolha pelo profissional marca, no País, o início da proximidade da LG com o público de K-pop e amplia a presença da marca nas plataformas digitais.
A comunicação brasileira conversa com a publicidade global de LG. Desde maio deste ano, a marca é parceira da banda sul-coreana BTS. O grupo, composto por sete meninos, foi formado pela gravadora Big Hit Entertainment em 2013 e, desde então, segundo Bárbara Toscano, head de marketing da LG no Brasil, é um fenômeno entre os jovens. O BTS vem produzindo conteúdo para redes sociais sobre todo o portfólio de smartphones da marca e participando de materiais publicitários para os celulares de LG.
O grupo de K-pop foi escolhido com o objetivo de atrair olhares de pessoas entre 18 e 24 anos para os aparelhos da marca. “Somos uma empresa de tecnologia coreana, apesar de estarmos no mundo todo. No entanto, vale ressaltar que, apesar de termos escolhido uma comunicação que conversa diretamente com a cultura de nossa origem, não queremos estar necessariamente relacionados à Coréia”, diz. “O BTS é internacional e conecta os jovens e diversos países”, acrescenta.
A head de marketing da LG conta que Pyong Lee entrou em cena por conta de sua empatia com o público de K-pop e por suas raízes sul-coreanas, que combinam com as origens e valores da marca de eletroeletrônicos. “Procuramos entender a relevância desse youtuber no Brasil e percebemos sua enorme comunidade de fãs, sempre engajados e comentando em suas redes sociais”. Os resultados dessa parceria, de acordo com Bárbara, impulsionaram ainda a ativação de Pyong Lee com outro produto de LG. “Estamos ativando o time do jogo Fortinite do influenciador com a nossa linha de monitores gamers”. Todo o trabalho de marketing é concentrado nas mãos da própria marca, enquanto a Y&R é a agência de publicidade de LG.
Confira um dos vídeos de Pyong Lee, para LG:
*Crédito da foto no topo: Pixabay/Pexels
Compartilhe
Veja também
Festivais e cultura negra: a importância e os desafios das iniciativas
Afropunk, Batekoo e Boogie Week redefinem o mês da Consciência Negra mas ainda encontram dificuldades em estabelecer relações com marcas
AB InBev patrocinará Super Mundial de Clubes da Fifa
Cervejaria, já parceira da Copa do Mundo de seleções, ativará as marcas Michelob Ultra e Budweiser na nova competição da entidade