Liderança de marketing da Bud Light sofre abalo após polêmica de Dylan Mulvaney
Alissa Heinerscheid, que lidera a marca desde junho, pede licença e é substituída pelo vice-presidente de marketing global da Budweiser, Todd Allen
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Meio & Mensagem
26 de abril de 2023 - 16h42
Por Jon Springer, do AdAge*
A Anheuser-Busch InBev mudou a liderança de marketing da Bud Light após a polêmica sobre a marca ter enviado uma lata para a influenciadora transgênero Dylan Mulvaney com o rosto dela estampado no produto.
Alissa Heinerscheid, vice-presidente de marketing da marca desde junho de 2022, tirou “uma licença”, confirmou a cervejaria, e será substituída por Todd Allen, que recentemente foi vice-presidente de marketing global da Budweiser.
Heinerscheid não respondeu imediatamente a um e-mail solicitando comentários.
A cervejaria também afirmou ter simplificado sua estrutura de marketing para reduzir as camadas “para que nossos profissionais de marketing mais experientes estejam mais conectados a todos os aspectos das atividades de nossa marca”, disse um porta-voz da empresa em comunicado, acrescentando que “essas medidas nos ajudarão a manter o foco nas coisas que fazemos de melhor: fabricar ótimas cervejas para todos os consumidores, sempre causando um impacto positivo em nossas comunidades e em nosso país”.
A declaração observou que “comunicamos alguns próximos passos a nossas equipes internas e parceiros atacadistas”, acrescentando que “deixamos claro que a segurança e o bem-estar de nossos funcionários e parceiros são nossa principal prioridade”.
O Beer Business Daily foi o primeiro a relatar a notícia.
Bud Light caiu numa controvérsia depois que Mulvaney exibiu uma lata de Bud Light com o rosto dela em um post no Instagram em 1º de abril, causando polêmica entre os conservadores, incluindo os músicos Travis Tritt e Kid Rock. A polêmica parece ter impactado as vendas, com as ações de Bud Light caindo 10,7% até a semana encerrada em 8 de abril, de acordo com o Beer Business Daily.
Heinerscheid se tornou parte da polêmica quando comentários que ela fez sobre mudar o marketing da Bud Light em um podcast surgiram em reportagens sobre o post de Mulvaney. No podcast, que foi gravado antes da polêmica, Heinerscheid denunciou o marketing anterior da Bud Light como “de grupos/fraternidades” e “fora de alcance” e sugeriu que a marca poderia usar mais inclusão.
De acordo com uma declaração da City Distributors, um distribuidor da Anheuser-Busch com sede em Topeka, Kansas, a decisão da lata personalizada “contornou os canais de aprovação apropriados”.
A Anheuser-Busch ficou em silêncio sobre o assunto por duas semanas antes de emitir uma declaração em 14 de abril do CEO Brendan Whitworth, que escreveu: “Nunca pretendemos fazer parte de uma discussão que divide as pessoas. Nosso negócio é reunir as pessoas para tomar uma cerveja.”
*Tradução: Rafaela de Oliveira
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