Assinar

Para líderes, investimento em ESG está conectado à reputação

Buscar

Para líderes, investimento em ESG está conectado à reputação

Buscar
Publicidade
Marketing

Para líderes, investimento em ESG está conectado à reputação

Pesquisa indica motivações de CEOs e C-level para adoção de práticas de ESG; alta gestão aponta, ainda, imagem da marca e melhora na gestão da empresa


29 de maio de 2024 - 16h15

O que leva CEOs a direcionar investimentos para práticas ESG? A pesquisa “Data-Leaders – Líderes de negócios e ESG” buscou identificar as motivações para direcionar esforços para a agenda. Segundo o relatório, a reputação corporativa aparece no topo das respostas.

líderes esg

(Créditos: Adobestock)

O levantamento da Data-Makers em parceria com a CDN ouviu 100 líderes de negócios, entre CEOs e C-Levels de diversos segmentos. A reputação corporativa apareceu como resposta para 71%, que acreditam que o investimento na área influencia em uma melhor percepção sobre a empresa.

Na sequência das motivações, aparecem a imagem de marca (63%), melhora na gestão da empresa (59%), a redução de riscos (50%).

Os resultados justificam um aumento no orçamento direcionado à agenda. Entre as companhias líderes, 42% dos gestores esperam que os investimentos em ESG cresçam nos próximos 12 meses. No ano passado, a expectativa de apenas 30%. Mais da metade (52%) deverá manter os investimentos e só 6% pretendem diminuí-los.

Contudo, os executivos identificam desafios para a adoção de práticas socioambientais e de governança. Entre as alegações estão pressão por resultados de curto prazo (43%), falta de profissionais preparados (43%), falta de prioridade ao tema (43%), falta de comprometimento da liderança (38%) e ausência de métricas e KPIs (38%).

Em relação a lideranças, vale ressaltar que os CEOs e os Conselhos de Administração são os principais tomadores de decisão sobre ESG, com 47% e 24% das respostas, respectivamente. Comitês interdisciplinares aparecem com 15%, enquanto áreas dedicadas à agenda ficam com 6% das respostas e recursos humanos com 5%.

O estudo mostra que 20% das lideranças afirmaram que conhecem profundamente o tema. Ademais, 90% reconhecem a importância do tema.

Referências e líderes ESG

O relatório abordou as lideranças sobre as empresas que consideram referência na área. Natura aparece com 41% das menções, enquanto O Boticário fica com 24% do reconhecimento. Itaú e Ambev aparecem empatadas com 11%.

Denise Hills, diretora global de sustentabilidade da Natura, foi a executiva mais reconhecida, com 4% das respostas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos

  • Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking trabalha expansão da marca Nº1 e amplia trabalho na gestão de marca e parcerias de artistas