EUA devem processar Live Nation, dona da Ticketmaster
Live Nation Entertainmet estaria exercendo monopólio na indústria de eventos ao vivo com contratos exclusivos de venda de ingressos pela Ticketmaster, entre outros
EUA devem processar Live Nation, dona da Ticketmaster
BuscarEUA devem processar Live Nation, dona da Ticketmaster
BuscarLive Nation Entertainmet estaria exercendo monopólio na indústria de eventos ao vivo com contratos exclusivos de venda de ingressos pela Ticketmaster, entre outros
Meio & Mensagem
23 de maio de 2024 - 11h04
Os Estados Unidos deverão processar a Live Nation Entertainment por monopólio da indústria de eventos ao vivo.
De acordo com o The New York Times, o Departamento de Justiça norte-americano, bem como um grupo de estados, alegam que a detentora da Ticketmaster tenha exercido poder no mercado por meio de contratos exclusivos de vendas de ingressos pela plataforma.
Além disso, pessoas familiarizadas com o assunto indicam que a Live Nation estaria dominando turnês e outros negócios envolvendo eventos ao vivo, como gerenciamento de locais.
Ao todo, a Ticketmaster comercializa 600 milhões de ingressos anualmente em todo o mundo. A empresa tem sido alvo de reclamações por parte de fãs. Uma audiência realizada nos EUA no início de 2023 abordou o monopólio da Ticketmaster após milhões de fãs da cantora Taylor Swift não conseguirem comprar ingressos durante uma pré-venda da turnê The Eras Tour. As mesmas alegações ocorreram em outros países.
Não só os fãs, como também legisladores e outros espectadores de eventos no geral apontam também que a plataforma aumenta o preço de ingressos e taxas. A Ticketmaster, por sua vez, negou em seu site que as práticas sejam proprietárias, mas, sim, devido a exigências dos artistas e outras partes envolvidas.
No Brasil, a Live Nation fechou um acordo exclusivo com o Estádio do Morumbi, agora MorumBIS. O contrato avaliado em R$ 60 milhões passou a valer no início deste ano e ficará em vigor por cinco anos. O primeiro show da parceria será de Bruno Mars, que se apresenta em São Paulo nos dias 5, 8, 9, 12 e 13 de outubro.
Ainda, a Ticketmaster abrirá vendas exclusivas para o Rock in Rio 2024 nesta quinta-feira, 23, a partir das 19h.
Compartilhe
Veja também
Com Felipe Andreoli, Estapar anuncia reposicionamento
Segunda fase da campanha “Estapar é muito mais do que Estacionamento”, destaca os benefícios do app Zul+, que reúne os mais de 20 serviços da empresa
Quincy Jones: lenda no mundo da música e no das marcas
Produtor musical norte-americano participou de ações e campanhas para companhias como PepsiCo, AT&T, Audi e Apple