Assinar

Quem é Luo Fuli, engenheira por trás do DeepSeek?

Buscar

Quem é Luo Fuli, engenheira por trás do DeepSeek?

Buscar
Publicidade
Marketing

Quem é Luo Fuli, engenheira por trás do DeepSeek?

Engenheira de 29 anos, Luo Fuli, deixou uma proposta milionária da Xiaomi para ingressar na DeepkSeek e ajudar no desenvolvimento do rival do ChatGPT


5 de fevereiro de 2025 - 6h00

Nos últimos dias, a startup DeepSeek se tornou um dos assuntos mais comentados em todo mundo ao abalar o mercado global de inteligência artificial generativa com o lançamento do seu chatbot. Entre os principais desenvolvedores da companhia está a engenheira de 29 anos Luo Fuli, cuja trajetória profissional ajudou a moldar a ascensão da companhia chinesa.

Luo Fuli

Luo Fuli, engenheira de 29 anos, é peça-fundamental na DeepSeek (crédito: reprodução)

Formada na melhor universidade da China e 14ª do mundo, a Universidade de Pequim, Luo construiu uma carreira sólida na área de Processamento de Linguagem Natural (PLN).

Além disso, em 2019, a engenheira publicou oito artigos na Association for Computational Linguistics (ACL), principal organização global especializada em linguagem computacional.

Esse fato acabou chamando a atenção de grandes empresas de tecnologia, fazendo com que, no mesmo ano, Luo fosse contratada pelo Grupo Alibaba. A engenheira integrou o centro de pesquisa da companhia, chamado de Damo Academy, onde desempenhou papel fundamental no desenvolvimento do VECO, modelo de pré-treinamento multilíngue e contribuiu para o projeto de código aberto AliceMind.

Em 2022, Luo recebeu uma proposta de US$ 10 milhões da Xiaomi para deixar o Alibaba e ingressar na companhia. A engenheira, no entanto, optou pela DeepkSeek. Na startup criada por Liang Wenfeng, o conhecimento de Luo em Processamento de Linguagem Natural se provou essencial para o desenvolvimento do DeepSeek-V2, modelo de inteligência artificial da startup chinesa, que ultrapassou o ChatGPT como o aplicativo gratuito mais baixado da App Store nos Estados Unidos em janeiro.

Publicidade

Compartilhe

Veja também