M. Dias Branco investe em valor agregado e mira crescer no Brasil
Com a chegada de Fabio Melo à direção de marketing, companhia quer levar a força que tem no Nordeste para todo o País
M. Dias Branco investe em valor agregado e mira crescer no Brasil
BuscarM. Dias Branco investe em valor agregado e mira crescer no Brasil
BuscarCom a chegada de Fabio Melo à direção de marketing, companhia quer levar a força que tem no Nordeste para todo o País
Taís Farias
17 de março de 2020 - 6h00
Fábrica da M. Dias Branco, em Fortaleza (Crédito: Divulgação)
Nesta semana, a M. Dias Branco, empresa nacional fabricante de massas e biscoitos e dona de marcas como Adria, Vitarella e Piraquê, anunciou uma mudança significativa em sua estrutura de marketing. A empresa contratou Fabio Melo como diretor para liderar o departamento na empresa. Antes de assumir a posição, o executivo esteve por nove anos na Mondelez e já atuou em companhias como Johnson & Johnson, Unilever e PepsiCo.
Fabio Melo: “Nosso objetivo é ser uma das maiores empresas de alimentos do país” (Crédito: Leonardo Rodrigues/ Divulgação)
O anúncio foi feito após a repercussão do balanço do quarto trimestre da empresa em 2019. Apesar de não anular suas perdas de médio prazo, a companhia registrou lucro líquido de R$ 264,9 milhões, com crescimento de 89,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Na mesma semana, a empresa demonstrou interesse em crescer seu volume de produção e vendas em itens de maior valor agregado. A afirmação foi feita pelo diretor de relações com investidores e novos negócios da M. Dias, Fábio Cefaly, em entrevista ao Estadão.
Em meio às movimentações, Fabio Melo assume com o objetivo de expandir a força que a companhia tem no Nordeste para todo o território nacional. “Nosso objetivo é ser uma das maiores empresas de alimentos do País”, afirma o diretor de marketing. Para isso, a prioridade do profissional é entender o papel de cada uma das 19 marcas da companhia nos diferentes mercados e segmentos. “É preciso ter um entendimento claro de qual a história e a relevância de cada marca numa região específica”, diz.
A partir disso, a empresa pretende cruzar a análise com a demanda dos consumidores ao redor do território brasileiro, para traçar a estratégia de suas marcas e desenvolver campanhas mais assertivas. Dois nomes já estão nos planos da M. Dias. A carioca Piraquê deve ter seu ativo de originalidade e irreverência potencializados para se lançar em um segmento premium. Como parte dessa proposta, em outubro, a empresa transformou a embalagem de seus produtos em estampa para roupas e acessórios na linha Piraquê Wear.
Na outra ponta, Vitarella, marca com maior penetração entre o grupo, ganhará uma estratégia de comunicação robusta para consolidar sua presença em todo o País, com uma proposta democrática e acessível.O investimento em produtos de maior valor agregado entra em cena para concretizar o desejo da companhia de se colocar como uma empresa de alimentos. Fabio não descarta a aquisição de novos ativos, mas com uma fatia de 33,7% do total de biscoitos comercializados e 35,7% das massas no Brasil, outros planos estão sendo analisados. “A forma de crescer muitas vezes não é mais em market share e sim em desenvolver a categoria”, explica o executivo.
Piraquê lança linha de roupas e acessórios
O crescimento do lucro da empresa no semestre passado é resultado das medidas anunciadas pela companhia em 2019. Ao longo do ano, a M. Dias promoveu revisões internas de processos, otimização das equipes e um olhar mais integrado da gestão. Para Fabio, outra mudança também tem sido essencial e deve continuar nos planos da companhia. “Foi preciso colocar o consumidor no centro da conversa e vamos, cada vez mais, fortalecer a geração de insights”, garante o diretor.
*Crédito da foto no topo: JBKdviweXI/ Unsplash
Compartilhe
Veja também
Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show
Patrocinadora do evento Todo Mundo no Rio, marca quer encontrar os rostos dos famosos memes que envolvem a cantora
Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis
Empresa foca em proprietários para captar clientes às imobiliárias parceiras com nova estratégia de comunicação