M. Dias Branco investe em valor agregado e mira crescer no Brasil
Com a chegada de Fabio Melo à direção de marketing, companhia quer levar a força que tem no Nordeste para todo o País
M. Dias Branco investe em valor agregado e mira crescer no Brasil
BuscarM. Dias Branco investe em valor agregado e mira crescer no Brasil
BuscarCom a chegada de Fabio Melo à direção de marketing, companhia quer levar a força que tem no Nordeste para todo o País
Taís Farias
17 de março de 2020 - 6h00
Nesta semana, a M. Dias Branco, empresa nacional fabricante de massas e biscoitos e dona de marcas como Adria, Vitarella e Piraquê, anunciou uma mudança significativa em sua estrutura de marketing. A empresa contratou Fabio Melo como diretor para liderar o departamento na empresa. Antes de assumir a posição, o executivo esteve por nove anos na Mondelez e já atuou em companhias como Johnson & Johnson, Unilever e PepsiCo.
O anúncio foi feito após a repercussão do balanço do quarto trimestre da empresa em 2019. Apesar de não anular suas perdas de médio prazo, a companhia registrou lucro líquido de R$ 264,9 milhões, com crescimento de 89,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Na mesma semana, a empresa demonstrou interesse em crescer seu volume de produção e vendas em itens de maior valor agregado. A afirmação foi feita pelo diretor de relações com investidores e novos negócios da M. Dias, Fábio Cefaly, em entrevista ao Estadão.
Em meio às movimentações, Fabio Melo assume com o objetivo de expandir a força que a companhia tem no Nordeste para todo o território nacional. “Nosso objetivo é ser uma das maiores empresas de alimentos do País”, afirma o diretor de marketing. Para isso, a prioridade do profissional é entender o papel de cada uma das 19 marcas da companhia nos diferentes mercados e segmentos. “É preciso ter um entendimento claro de qual a história e a relevância de cada marca numa região específica”, diz.
A partir disso, a empresa pretende cruzar a análise com a demanda dos consumidores ao redor do território brasileiro, para traçar a estratégia de suas marcas e desenvolver campanhas mais assertivas. Dois nomes já estão nos planos da M. Dias. A carioca Piraquê deve ter seu ativo de originalidade e irreverência potencializados para se lançar em um segmento premium. Como parte dessa proposta, em outubro, a empresa transformou a embalagem de seus produtos em estampa para roupas e acessórios na linha Piraquê Wear.
Na outra ponta, Vitarella, marca com maior penetração entre o grupo, ganhará uma estratégia de comunicação robusta para consolidar sua presença em todo o País, com uma proposta democrática e acessível.O investimento em produtos de maior valor agregado entra em cena para concretizar o desejo da companhia de se colocar como uma empresa de alimentos. Fabio não descarta a aquisição de novos ativos, mas com uma fatia de 33,7% do total de biscoitos comercializados e 35,7% das massas no Brasil, outros planos estão sendo analisados. “A forma de crescer muitas vezes não é mais em market share e sim em desenvolver a categoria”, explica o executivo.
Piraquê lança linha de roupas e acessórios
O crescimento do lucro da empresa no semestre passado é resultado das medidas anunciadas pela companhia em 2019. Ao longo do ano, a M. Dias promoveu revisões internas de processos, otimização das equipes e um olhar mais integrado da gestão. Para Fabio, outra mudança também tem sido essencial e deve continuar nos planos da companhia. “Foi preciso colocar o consumidor no centro da conversa e vamos, cada vez mais, fortalecer a geração de insights”, garante o diretor.
*Crédito da foto no topo: JBKdviweXI/ Unsplash
Compartilhe
Veja também
Eisenbahn será a cerveja oficial do The Town 2025
Marca premium substitui Heineken, parceira na edição inaugural, como parte da estratégia do Grupo Heineken de ampliar a presença e diversificar seu portfólio em grandes eventos
Tigre transforma tubos e conexões em peças de design
Marca promove collab com o estúdio Fahrer, que desenvolve mesas, cadeiras e outros itens produzidos com suas peças