Magalu cria modalidade de compra em grupo
“Compra Junto” busca aumentar número de usuários e a frequência de uso do app da varejista, que tem 37 milhões de usuários ativos
“Compra Junto” busca aumentar número de usuários e a frequência de uso do app da varejista, que tem 37 milhões de usuários ativos
O Magalu lançou, nesta quarta-feira 23, o “Compra Junto”, modalidade de vendas no e-commerce hospedada no super app da empresa. É a primeira grande plataforma de varejo a lançar a modalidade de social commerce no Brasil. Em uma espécie de feed de rede social, os consumidores podem navegar por um catálogo de produtos com descontos que vão de 10% a 55%, compartilhando links de ofertas com sua rede de contatos para a compra em grupo.
O objetivo é atingir um determinado volume de compras para garantir descontos (que variam serão maiores em datas como Black Friday) oferecidos pela empresa, sem oferecimento de frete gratuito. A estratégia reduz os investimentos em mídia paga para a divulgação de ofertas, já que o próprio cliente atua como promotor da oferta para que o grupo seja formado e a compra, finalizada. O maior sucesso de compra de produtos divulgados por familiares e por recomendação também foi considerado na ação.
A plataforma será uma espécie de passatempo para o consumidor, um “caça-recompensas”, segundo o diretor de experiência do cliente da Magalu, Vinícius Porto. “Ele junta duas coisas que o brasileiro ama: redes sociais e descontos”, afirma. Pelo canal do app, eles também testarão categorias de produtos novas não tão demandadas pelo consumidor.
A nova modalidade de venda — que a princípio funcionará só com produtos Magalu, sem parceiros — busca aumentar o número de usuários do SuperApp (que tem mais de 37 milhões de usuários ativos), sua frequência de uso e diminuir o número de desinstalações.
O modelo foi inspirado na ação da Pinduoduo, plataforma de e-commerce chinesa estabelecida em 2015 e um dos players com maior número de usuários ativos, superando a Alibaba, com quase 800 milhões de usuários ativos por mês e uma frequência de compra pelos consumidores de quase 50 vezes por ano.
Para o cliente, o benefício é o preço com desconto de uma compra coletiva. Os produtos serão entregues para todo o Brasil ou retirados em lojas físicas. Toda semana haverá uma lista de produtos com diferentes tamanhos de grupos e prazos de expiração na plataforma. Os consumidores podem reservar a vaga pelo produto e, dentro do tempo estipulado, precisam juntar um número de pessoas específico para efetivar o pedido. Todos os consumidores ganham o desconto estipulado caso a compra se concretize.
Compartilhe
Veja também
Tigre transforma tubos e conexões em peças de design
Marca promove collab com o estúdio Fahrer, que desenvolve mesas, cadeiras e outros itens produzidos com suas peças
Mari Maria e Burger King: a estratégia por trás da collab
Empresária visa explorar experiências sensoriais para se conectar com o público e entrar no mercado global