Maioria das compras de material escolar são feitas online
Segundo estudo da Kids Corp, 46% dos pais compraram algum artigo de material escolar ou papelaria para os filhos, sendo que 69% das compras foram online
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Meio & Mensagem
29 de janeiro de 2025 - 11h24
De acordo com o estudo “Back to School: Analisando a volta às aulas através do material escolar, hábitos de consumo de lanches e influência no lar”, da martech Kids Corp, 46% dos pais compraram algum artigo de material escolar ou papelaria para os filhos, sendo que 69% das compras foram feitas online.
A pesquisa também mostra que os produtos escolares com licenciamentos de filmes, séries e desenhos animados se tornam mais atrativos, em especial os de filmes para crianças de 6 a 12 anos, e os de séries para os adolescentes entre 13 e 18.
O levantamento indica ainda que a maioria das crianças e jovens (57%) afirma que, quando querem algo, recebem dinheiro de seus pais ou tutores, enquanto 24% dos adolescentes indicam ter mesada, e 19% afirmam desfrutar de ambas as formas de subsídio. Além disso, 13% dizem gastar seus recursos em material escolar, essa percentagem chega em 17% entre as crianças de 6 a 12 anos.
O planejamento da lancheira também é maior entre os mais jovens. Entre 3 e 12 anos, 78% leva a refeição toda de casa, enquanto 22% dos adolescentes, de 13 a 18 anos, compram parte ou toda a refeição no caminho.
YouTube, videogames, plataformas de streaming, redes sociais e até brincar com brinquedos são os principais hobbies de crianças e adolescentes, de acordo com o estudo. No entanto, quanto mais novos, mais ligados às atividades que envolvam “papel e caneta”.
Além disso, o levantamento indica que as matérias prediletas do público infanto-juvenil são: matemática, com 20% das menções, educação física (16%), artes (13%), informática (9%), inglês (8%), história (6%), ciências naturais (5%), geografia (4%), música (3%) e ciências sociais (2%). Menções diversas a outras disciplinas totalizaram 4%.
O estudo também mostra a íntima relação das crianças e adolescentes com aparelhos eletrônicos. O smartphone é o mais usado (83%) e possuído (71%), seguido pela SmarTV (usado por 69% e possuído por 34%), fones de ouvidos (32% e 24% respectivamente), computador do escritório (usado por 32& e possuído por 12%) e o console de videogame (22% e 14% respectivamente).
Para chegar nesses resultados, o estudo mapeou 5.750 crianças e jovens de 3 a 17 anos, além de 1.320 pais e mães com filhos entre 3 e 17 anos, das classes A, B e C+, de todo o Brasil, ao longo de 2024.
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