Marcas adotam moderação, mas não abrem mão do 1º de abril

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Marketing

Marcas adotam moderação, mas não abrem mão do 1º de abril

Mapeamento da Socialbakers mostra Vivo chinesa, Lego, McDonald´s, Skol e Netflix no topo de interações relacionadas à data


5 de abril de 2019 - 6h00

 

App da Lego que ajuda a encontrar peças de Lego (Crédito: Reprodução)

O Dia da Mentira, apesar de cada vez mais manjado, tornou-se uma data importante para o marketing. Na última segunda-feira, 1º de abril, não faltaram brincadeiras por parte de marcas famosas. Neste ano, no entanto, moderação e cuidado foram importantes, principalmente pela onda de fake news que invade as redes sociais. Porém, não faltaram posts e brincadeiras que tentaram captar a conversa digital com segurança.

De acordo com Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers, criar brincadeiras que conversassem com temas que geram debates foi um trunfo. “Foi bacana ver as marcas interagindo com a audiência com temas que geram debates online, exemplo disso, é a Skol trocando o slogan de ‘desce redonda’, por ‘desce plana’, mostrando que o uso das redes sociais não precisa ser engessado, mas sim, visando gerar interações com o público”, afirma. O post da Skol ficou em terceiro lugar em termos de reação, com 9 mil reações ao conteúdo publicado.

O ranking de interação foi liderado pela Vivo chinesa, que recebeu 12 mil reações após anunciar um suposto celular com 14 câmeras. Em segundo lugar veio a Lego, que divulgou o app que ajudava a encontrar peças de Lego perdidas. No ranking de interações, a Netflix ficou em primeiro lugar, seguida de Lego e McDonald’s. Em páginas de mídia, a história que obteve mais reações “haha”, quase 35 mil, e também interações, quase 150 mil, foi o post da Fox que apontava que os EUA poderiam ficar sem abacates.

Alexandra reforça que, atualmente, com tantas informações falsas circulando pela internet, as marcas mostraram extremo cuidado ao veicular as ações. “Comentando temas que já estavam em pauta e que até viraram piadas e, pelo teor dos comentários, é possível ver que a audiência também embarcou na brincadeira. Conhecer profundamente suas audiências, seus interesses, quem os influenciam, que tipo de conteúdo os atrai e como se comportam nas redes sociais é primordial para as marcas criarem conversas.”

Top posts por reação:

Postagem da Vivo chinesa sobre o novo celular com 14 câmeras teve 12 mil reações:

Lego anuncia novo  app para encontrar legos perdidos com 11 mil reações:

A Skol brincou com os terraplanistas e teve 9 mil reações:

 

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