Marcas B2B em alta no ranking do LinkedIn
Lista criada pela rede social compartilha experiências de empresas como HP, Salesforce e Microsoft em content marketing
Lista criada pela rede social compartilha experiências de empresas como HP, Salesforce e Microsoft em content marketing
Meio & Mensagem
30 de junho de 2014 - 4h35
(*) Por Seth Fineberg, do Advetising Age
O LinkedIn está tentando ajudar marcas B2B que estão investindo tempo e dinheiro em content marketing ao oferecer a elas referências de estratégias bem sucedidas nas mídias sociais.
A rede acaba de lançar a primeira edição da lista 10 Marcas Globais Mais Influentes, que inclui publicações como a Forbes (que aparece em primeiro do ranking) e algumas das principais marcas de tecnologia, como Microsoft, IBM, Hewlett Packard e Salesforce.
A lista é baseada no Content Marketing Score, ferramenta do LinkedIn lançada em março que classifica os anunciantes em termos de efetividade de seus conteúdos no perfil oficial, em grupos da marca e em mensagens de usuários muito ativos, conhecidos como formadores de opinião.
De acordo com um comunicado do LinkedIn, as principais razões para essas marcas estarem na lista são o fato de “continuarem atualizando os usuários sobre novidades da indústria; divulgarem conteúdos engajadores e feitos especificamente para a audiência; e se inserirem em conversas que suas audiências se importam”.
O LinkedIn confirmou que a HP, sétima no ranking, foi a primeira empresa a alcançar a marca de um milhão de seguidores em seu perfil oficial na rede.
“O LinkedIn é uma importante plataforma digital para a HP pois permite a empresa compartilhar sua história e perspectiva, e se envolver com seus consumidores de uma maneira relevante”, disse Arpita Sangha, vice-presidente de global de mídia e marketing digital da empresa. “A HP continuará a apostar em novas possibilidades com o LinkedIn para avançar nas conversas e se conectar com consumidores, parceiros e potenciais talentos”.
A Microsoft, apesar de ser a marca B2B com melhor posição na lista (aparece em quarto), “ainda está aprendendo a lidar com o LinkedIn”, segundo Kelly Wagman, diretora conteúdo e mensagens da Microsoft.
“Onde eu acredito que estamos fazendo o trabalho certo é no envolvimento amplo com a plataforma. As pessoas aqui contribuem para as conversas no LinkedIn que são baseadas, em parte, no conteúdo que estamos disponibilizando”, aponta Kelly. “Agora estou apresentando para toda a organização a orientação sobre o porquê de o content marketing ser importante, e estamos fazendo isso não apenas no marketing. RH, financeiro e vendas também devem ter discussões de nível com as audiências”.
Para a Salesforce, oitava no ranking, content marketing e mídia social são partes igualmente importantes em sua estratégia, com o LinkedIn no centro do plano para content marketing, de acordo com David B. Thomas, diretor de conteúdo e engajamento da Salesforce.
“Nosso objetivo inicial não é ter consumidores baixando nosso conteúdo ou comprando. Não funciona assim. Content marketing e o que estamos fazendo no LinkedIn é uma estratégia de longo prazo”, afirma Thomas. “Estamos descobrindo com nosso time de vendas que nosso conteúdo no LinkedIn influencia nas decisões de compra. Gosto da forma como a rede social criou um canal para conteúdos criados por anunciantes e estamos trabalhando para ter mais coisas lá”.
O LinkedIn afirma que criou a lista como uma referência para as empresas usarem sua plataforma para content marketing.
Jonathan Lister, vice-presidente de vendas e soluções de marketing do LinkedIn para a América do Norte, disse que a companhia disponibilizará mais ferramentas de content marketing para os usuários.
“A ideia de uma lista surgiu quando vimos que já havia algumas tendências e que alguns parceiros tinham encontrado caminhos. Sentimos que seria útil chamar essas organizações e deixá-las saber como estão fazendo e, ao mesmo tempo, deixar outros saberem que essas companhias estão tendo sucesso ao engajar seus consumidores”, diz Lister.
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