Assinar

As estratégias das empresas de coworking para atrair pessoas aos seus espaços

Buscar

As estratégias das empresas de coworking para atrair pessoas aos seus espaços

Buscar
Publicidade
Marketing

As estratégias das empresas de coworking para atrair pessoas aos seus espaços

Profissionais explicam como se dá a expansão geográficas de empresas a partir da adoção do modelo híbrido de trabalho


13 de setembro de 2023 - 6h00

Tiago Alves é CEO do IWG e Flavia Breda é head de marketing institucional e produto Latam da WeWork (Crédito: Divulgação)

Em meio a um cenário mais consolidado de trabalho híbrido e da volta aos escritórios próprios por mais tempo, as empresas de coworking sentem a necessidade de investir em estratégias de marketing para atrair profissionais e companhias os seus espaços.

“Ainda diante da incerteza do modelo ideal de trabalho para seu negócio, e com o fortalecimento da cultura do trabalho híbrido e flexível, muitas empresas não estão prontas para assumir compromissos de contratos longos na locação tradicional de escritórios corporativos”, aponta Flavia Breda, head de marketing institucional e produto Latam da WeWork.

Nesse sentido, Flavia acredita que os coworkings apresentam vantagens competitivas importantes com espaços adaptáveis tanto do ponto de vista estrutural quanto contratual. “E é aí que entra o principal desafio do marketing: desmistificar noções pré-concebidas sobre esses temas”, continua.

Estratégias que aproximam o coworking do público-alvo

Empresas como a Regus apontam o digital como o principal meio para chamar a atenção do público-alvo. “Buscamos forte atuação nos mecanismos de busca, reforçando a palavra-chave ‘trabalho híbrido’ como ponto importante”, conta Tiago Alves, CEO do IWG, grupo detentor das marcas Regus, Spaces e HQ no Brasil no Brasil.

“Fazemos isso para a captura não só de empresas que buscam escritórios, mas também aquelas que já estão em processo de consolidação da estrutura de trabalho como híbrido”, completa.

As campanhas em mídia out-of-home também fazem parte dos meios utilizados para atingir esse objetivo. “Recentemente, utilizamos relógios digitais em pontos estratégicos na cidade, além de ações nos aeroportos de Congonhas e Santos Dummont, com banner digital”, menciona Tiago.

Além disso, o CEO destaca o uso de campanha de indicação e equipes de influenciadores como alternativas. “Buscamos estimular nossos clientes a indicarem para outras empresas que estejam no mesmo momento que eles”, acrescenta. “E contamos com creators que convidam seus seguidores a irem até um escritório da Regus ou Spaces”,.

Expansão geográfica das redes

Os executivos também mencionam como um forte movimento do segmento de coworking a tendência de expansão das redes para o interior. O anywhere office, movimento que acompanha a ascensão do trabalho híbrido, promove ainda mais o deslocamento das pessoas para fora das principais capitais.

“Por conta disso, o objetivo do IWG é de expandir cada vez mais unidades para longe das ruas mais agitadas e cidades mais populosas”, explica o CEO referindo-se à inauguração de unidades da empresa em Goiânia e Uberlândia.

“A empresa que não se adaptar a um novo cenário de trabalho flexível perderá talentos”, comenta a head de marketing da WeWork. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa com a Page Outsourcing, 78% de 10.000 executivos na América Latina trocariam de emprego devido à falta de flexibilidade.

Publicidade

Compartilhe

Veja também