Marcas investem na diversidade das festas do Carnaval brasileiro
Patrocinadores de blocos, festas e com ações em camarotes, empresas aproveitam a folia para se conectar com o público
Marcas investem na diversidade das festas do Carnaval brasileiro
BuscarMarcas investem na diversidade das festas do Carnaval brasileiro
BuscarPatrocinadores de blocos, festas e com ações em camarotes, empresas aproveitam a folia para se conectar com o público
Meio & Mensagem
27 de fevereiro de 2025 - 16h40
Além de ser o período para a expressão cultural dos brasileiros, o Carnaval também se tornou um território para as marcas tentar estreitar sua conexão com os consumidores.
Tão numerosos quanto os blocos e festas promovidos ao longo dos dias da folia, os anunciantes que investem no Carnaval crescem a cada ano. Seja nas ruas, por meio da distribuição de brindes ou patrocínios a blocos ou até mesmo em camarotes e bailes exclusivos, o intuito é marcar presença no meio das celebrações alegres e divertidas da folia.
Veja, abaixo, algumas das ativações quer algumas marcas promoverão ao longo da folia carnavalesca:
Anitta segura um dos produtos de Elséve durante apresentação (Crédito: Divulgação)
Para enfatizar a proposta de enaltecer o brilho, algo que vem fazendo como mote de comunicação para a linha Elseve Glycoluc Gloss, a L’Óreal Paris adapta sua parceria com Anitta para o período do Carnaval, transformando a cantora na Dona do Carnaval Todo.
Na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, a marca estará presente nos camarotes Quem e Nº1. Além disso, a marca também esteve presente nas edições do Ensaio da Anitta, junto ao bloco da cantora. Uma campanha, veiculada no Uber Ads, também acompanha as pessoas no trajeto para os principais pontos da folia.
No Recife, a L’Óreal Paris também patrocina o Galo Paradise, um dos camarotes do Galo da Madurgada, o maior bloco de rua do mundo. A empresa também promoverá a marca Solar Expertise em ações na plataforma de streaming Sua Música, na região. Para complementar, foram realizadas ações de distribuição de produtos em academias da rede SmartFit nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. As ações de L’Óreal no Carnaval são realizadas pela WMcCann.
O aplicativo de entregas é patrocinador oficial do Carnaval de rua das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador e irá ativar a presença na folia por meio da distribução de viseiras para os foliões dos blocos, além da presença de infláveis e de peças de mobiliário urbano em diversos pontos dessas cidades.
As estratégias do iFood no Carnaval foram desenvolvidas pela DM9, que criou a campanha “iFood é Tudo para Mim no Carnaval”. A embaixadora da marca, Ivete Sangalo, foi a responsável por dar início às festas de Carnaval com uma apresentação no BBB 25.
Patrocinadora do Carnaval de rua do Rio de Janeiro e de São Paulo, a 99, além dessas duas cidades, estreia em 2025 também no Carnaval de rua de São Paulo.
A empresa pretende dobrar seu investimento e exposição na folia este ano, por isso investe na campanha “De rua a gente entende”, que envolve também uma parceria com o aplicativo Blocos de Rua, com a ideia de ajudar os foliões a chegarem aos blocos por meio do app de transporte. Os trabalhos de ativação da 99 nos blocos está sendo feita pela agência VOE.
No Rio de Janeiro, a marca estará presente nos blocos Amigos da Onça, 442 e Carmelitas. Já em São Paulo, a empresa levou o cantor João Gomes para o bloco Bangalafumenga, na semana passada, e estará também nos blocos Minhoqueens Charanga do França e Pagu. Em Salvador, a 99 levará Ivete Sangalo para seu Bloco Coruja, no circuito Barra-Ondina.
Camarote Bradesco Pier, em Salvador (Crédito: Divulgação)
A folia do Bradesco passará por diversas cidades brasileiras no Carnaval, em algumas delas com camarote prório, como é o caso de Salvador. Na cidade, o camarore Bradesco Píer terá uma estrutura 1.500m² quatro andares, para oferecer várias experiências no segmento Barra-Ondina. No mesmo circuito, além de seu próprio espaço, o Bradesco também estará nos Camarotes Salvador e Club. Já nos trios elétricos, a presença esrá confirmada em 14 blocos, incluindo Léo Santana, Claudia Leitte, Durval Lelys, Alinne Rosa, Tomate, Jammil, Banda Eva, Cortejo Afro, Bailinho de Quinta, Pedro Chamusca e Vinny Nogueira.
Já no Recife, o Bradesco segue, há 15 anos, como patrocinador do Galo da Madrugada. Em Olinda, o banco patrocina o Carvalheira na Ladeira, criando um espaço de ativação para carregamento de celular, distribuição de glitter ecológico e brindes.
Para mostrar essa festa em diferentes lugares, o Bradesco terá uma série de conteúdos nas redes sociais, feita pelo humorista Gabriel Louchard. Em Salvador, o conteúdo será feito por Lorena Improta.
A Natura celebra sua conexão com a música no Carnaval deste ano, com patrocínio ao Camarote Expresso 2222, localizado no circuito Barra-Ondina, em Salvador. Já em Olinda, o ponto da celebração será Casa Estação da Luz, dedicada ao frevo e ao maracatu. A marca também promove uma programação especial na Casa Natura Musical, em São Paulo.
A Avon assinará a beleza de várias rainhas de bateria do Carnaval deste ano, como Paolla Oliveira, que faz sua despedida à frente da bateria da Grande Rio. A atriz, ainda, produzirá conteúdo para mostrar a duração dos itens de maquiagem da marca. As rainhas Brunna Gonçalves (Beija Flor), Mayara Lima (Paraíso do Tuiuti), Erika Januza (Unidos da Viradouro), Bianca Monteiro (Portela), Maria Mariá (Imperatriz Leopoldinense), e Evelyn Bastos (Mangueira) também foram convidadas para produzir conteúdos exclusivos durante os desfiles.
Até o próximo domingo, 2, a Renner e a Comfort irão proporcionar uma experiência para quem curtir o Carnaval em São Paulo. Quem passar pela unidade da rede na Avenida Paulista poderá conhecer a Lavanderia Boom, um espaço para poder dar um toque de perfume a suas roupas com o Boom, da Comfort, e também incrementar os looks com acessórios.
Cantor fez uma apresentação surpresa na estação Sé, em São Paulo, nesta quinta-feira, 27 (Crédito: Divulgação)
Com presença nas festas de diferentes regiões do Brasi, a Amstel preparou um calendário de atividades para a data, incluindo, além de ações para o público, apoio a vendedores ambulantes de blocos de São Paulo e a catadores de material reciclável.
Pela primeira vez, a Amstel será a cerveja oficial do Carnaval de rua de Olinda. Também em Pernambuco, a marca será patrocinadora oficial do Galo da Madrugada e do Carvalheira da Ladeira.
Em São Paulo, além de ter patrocinado blocos de rua no pré-Carnaval, a Amstel estará no sambódromo do Anhembi, como patrocinadora oficial da Liga das Escolas de Samba, além do Camarote Amstel Essepê.
Na capital paulista, a marca de cerveja deu início à festa nesta quinta-feira, 27, com uma roda de samba surpresa na estação Sé, do Metrô, com a presença de Marcelo D2. A proposta é divulgar a plataforma “Vem pra Roda”.
A Betnacional investe no Carnaval de Salvador, com ativações em pontos estratégicos da cidade e alguns serviços ao público. A marca colocará um Caminhão de Hidratação para percorrer o entorno dos principais circuitos, distribuindo água aos foliões
A marca da empresa de apostas também vai estar em diversos pontos da cidade, com a distribuição de brindes feita por promoters, com uniformes personalizadas. A Betnacional tambem adesivou a fachada do Hotel Sol e Mar, no circuito Barra-Ondina.
A marca de beleza Vizella terá a missão de ser a maquiagem oficial do Camarote Bar Brahma, em São Paulo, nos dias dias 28 de fevereiro, 1, 2 e 8 de março. Dentro do espaço do camarote, a marca terá mais de 40 penteadeiras, para que as pessoas possam retocar a maquiagem, com os produtos da marca, para poder curtir os desfiles das escolas de samba. O espaço também será instagramável.
Copo Gole Gole é a novidade da Itaipava para o Carnaval (Crédito: Divulgação)
Ao todo, o grupo Petróólis promoverá mais de 50 ativações no Carnaval, em todo o Brasil, para suas marcas Itaipava e Petra, além do energético TNT. As marcas estarão presentes nos blocos e festas do Carnaval da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo.
Em Salvador, a Petra é a patrocinadora do Camarote Salvador, enquanto a Itaipava estará no Villa e Planeta Band, além dos blocos Coruja e Banda Eva.
A Itaipava, inclusive, decidiu dar uma ajuda para quem quer tomar uma cerveja no Carnaval sem derramar a bebida no empurra-empurra dos blocos. A agência WMcCann criou para a marca o Cope Gole Gole, feito com um estabilizador, que garante que a cerveja não será derramada, mesmo em meio à agitação. O item foi apresentado no pré-Carnaval de Olinda e seguirá para o Carnaval de Salvador, onde será testado em alguns blocos.
A Samsung estará presente no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, como detentora oficial dos direitos de captação da Liesa. Por meio dos aparelho Galaxy S25 Ultra, os fotógrafos da marca terão a missão de captar importantes momentos dos desfiles.
As marcas do grupo estão envolvidas em diversas ações ao longo do Carnaval. O Boticário, por exemplo patrocinará 15 eventos, entre festas e camarotes e blobos.
Já a Quem Disse, Berenice? terá um ponto de apoio na Heavy House, bar localizado em Pinhieros, em São Paulo, para que as pessoas retoquem a maquiagem e se encontrem antes de ir aos blocos. A ação acontece até 1 de março. Já noa dia 8, a marca sai com o Bloco Heavy Love, em um serviço volante de maquiagem gratuito.
A plataforma digital Beleza na Web é marcará presença no Nosso Camarote, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. No mesmo local, a Eudora também promoverá um espaço para retoque de maquiagem e experiência de produtos da linha de cabelos Siáge.
Outra empresa de belexza nacional, a Granado marcará presença em diferentes camarotes do Rio de Janeiro e de Salvador, como Lounge Carioca, Quem O Globo, Folia Tropical, Camarotr Rio, Camarote Rio Praia, Arpoador, Camarote Mar, Allegria, Camarote da Prefeitura do Rio de Janeiro, Camarote Ousadia, além de também promover ativações aos hóspedes dos hotéis Fasano Rio e Fasano Salvador.
A marca de creme dental Sorriso estará, mais uma vez, como patrocinadora do Galo da Madrugada, neste próximo dia 1, em Recife. Para o desfile, mais de 25 influenciadores, sendo a maioria de creators locais, terão a missão de compartilhar os principais momentos da festa. Entre eles, estão Jaqueline Carvalho do vôlei (@jaqueline), Nath & Davi (@recifeparadois), Bruna Pinheiro (@ppinheirobruna) e Gustavo Pardal (@pardalgustavo).
Para ajudar os foliões a curtirem a folia sem ressaca, Engov estará nos blocos de rua de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, durante o Carnaval. A marca levará mangueirinhas de água para refrescar as pessoas, bem como distribuirá óculos escuros.
No Rio de Janeiro, as ativações acontecem nos blocos Escangalha, Chora Me Liga, Areia, Bangalafumenga e Monobloco. Em São Paulo, a Engov já esteve em alguns blocos no pós-Carnaval e, no próximo dia 3, estará também no “Me Lembra Que Eu Vou”.
Compartilhe
Veja também
Boninho terá novo reality no TikTok, junto ao iFood
Ação exclusiva acontece durante o Carnaval de Salvador e reunirá criadores de conteúdo em uma disputa
Brasileiros não se incomodam com bets na publicidade esportiva
Estudo conduzido pela Agência Virta, juntamente com o Instituto QualiBest, apontou que 40% dos respondentes são favoráveis a casas de apostas em eventos esportivos