Marcas latinas perderam 22% de valor desde 2015
Segundo o ranking da Kantar Millward Brown, a Skol continua sendo a mais valiosa da região, cujas principais 50 foram avaliadas em U$103,4 bilhões
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Karina Balan Julio
14 de fevereiro de 2017 - 7h00
Em 2017, as 50 marcas mais valiosas da América Latina foram avaliadas em U$103,4 bilhões, de acordo com o estudo BrandZ Top 50 LatAm Brands 2017, da Kantar Millward Brown. O contexto econômico, contudo, fez com que o conjunto das marcas perdessem 22% de seu valor em relação a 2015, quando a última versão do estudo foi lançada. Há dois anos, o valor das marcas latino-americanas era de U$131,9 bilhões.
A Skol foi a mais valiosa da região pelo segundo ano consecutivo, avaliada em U$ 7,78 bilhões. Em segundo lugar está a cerveja Corona, valendo U$ 7,64 bilhões e, em terceiro, a também mexicana Telcel, operadora de telecomunicações, avaliada em U$4,59 bilhões. Entre as dez melhores colocadas, há apenas mais uma marca brasileira, a Brahma com valor de U$3,77 bilhões.
O que as grandes marcas esperam do marketing
Já no top 50 figuram empresas como Claro, Bradesco, Itaú, Latam, Sadia, Bohemia, Natura e Ipiranga que já apareciam nas edições anteriores do estudo. Entre as novas brasileiras no ranking aparecem a Cielo, na 47ª posição e a Petrobras, no 49º lugar.
De todas as marcas latino-americanas, as que apresentaram maior crescimento em relação a 2015 foram Drogasil e Drogaraia, que aumentaram em 67% seu valor de mercado.
O Brasil também foi o segundo país que apresentou maior valor no somatório das marcas, atrás apenas do México – cujas marcas representam cerca de U$50 bilhões. Embora o valor das marcas brasileiras tenha diminuído 33% em relação à 2015, as onze marcas que aparecem no ranking somam um valor de US$ 33, 5 bilhões. Depois do México e Brasil, estão Chile, Colômbia, Peru e Argentina, nessa ordem.
As cem marcas mais valiosas do mundo
O estudo mediu também a contribuição da influência das marcas na sua valorização. Em uma escala de 1 a 5, Skol, Brahma e Bohemia tiveram nota máxima. Além disso, empresas com maior propósito, clareza de marca e socialmente responsáveis tendem a valorizar com mais rapidez.
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