Google, WhatsApp e YouTube: as marcas mais influentes do Brasil em 2022
Marcas de tecnologia configuram os três primeiros lugares do ranking The Most Influential Brands da Ipsos de 2022, revelada nesta quarta-feira, 19
Google, WhatsApp e YouTube: as marcas mais influentes do Brasil em 2022
BuscarGoogle, WhatsApp e YouTube: as marcas mais influentes do Brasil em 2022
BuscarMarcas de tecnologia configuram os três primeiros lugares do ranking The Most Influential Brands da Ipsos de 2022, revelada nesta quarta-feira, 19
Giovana Oréfice
19 de abril de 2023 - 12h49
A Ipsos apresentou nesta quarta-feira, 19, a décima edição da pesquisa The Most Influential Brands no Brasil. Baseado em análises do ano de 2022, o top 3 foi liderado por marcas ligadas à tecnologia e big techs. O Google apareceu em primeiro lugar, seguido do WhatsApp e YouTube.
O lançamento do estudo aconteceu em evento, que contou com a presença de Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil; Paula Sória, diretora sênior de clientes; Ana Hashizume, head de trackings de saúde de marca; e Steve Levy, diretor de clientes da Ipsos no Canadá (de maneira online) e idealizador da pesquisa.
O Google manteve a liderança em relação a 2021. Entre as razões da permanência no topo está a consistência de performance, inovação e confiança construída junto ao consumidor ao longo dos tempo em que está no Brasil. Os dois últimos fatores também foram decisivos para a presença do WhatsApp na lista.
O aplicativo da Meta conta com uma penetração de 1 bilhão de usuários no mundo, sendo que o Brasil está entre seus três principais mercados, conforme explicou Beatriz Bottesi, head de marketing da Meta na América Latina. A executiva se juntou a Juliana Roschel, diretora de marketing no Nubank; Maia Mau, diretora de marketing do Google no Brasil; e Maria Paula Fonseca, diretora do CoE da marca Natura, em painel.
A marca da Meta desbancou a Samsung em relação ao ranking de 2021, que passou a ocupar a sexta posição. Já o YouTube mantém sua liderança na terceira colocação do estudo; endossando o valor do grupo Google na percepção dos usuários brasileiros e sua contribuição para o entretenimento, fonte de informação e aprendizado, entre outros.
Na sequência, o top cinco é endossado pelo Instagram e Amazon – antes em sexto lugar – que ocupam a quarta e quinta posição. Confira o ranking completo:
Em relação à análise do ano anterior (2021), Nestlé, Facebook, Americanas, Mercado Livre e Microsoft deixam o posto de uma das 10 marcas mais influentes do País. Contudo, além do WhatsApp, a Ipsos declarou a chegada de Nubank, O Boticário e Instagram.
Ademais, um ponto a ser ressaltado é a presença de O Boticário e Natura em meio à predominância das marcas mais influentes do Brasil voltadas a serviços tecnológicos. Segundo a Ipsos, o destaque de influência para ambas é visto no quesito da responsabilidade socioambiental que exercem e, claro, deixam transparecer em ações práticas e comunicação perante o público.
Entre os atributos analisados junto aos consumidores para realizar a classificação das marcas estão inovação, confiança, responsabilidade socioambiental, presença e engajamento online. Neste ano, a novidade foi o critério de empatia. O novo driver tem suas origens e se configura como um legado do período da pandemia e expressa a preocupação genuína que marcas expressam frente ao consumidor em um momento atípico como o da crise sanitária.
Segundo a head de trackings de saúde da marca da Ipsos, Ana Hashizume, desde 2019, a empresa vem observando um equilíbrio entre os drivers de composição da influência das marcas na sociedade, sobretudo durante a pandemia. Inovação e confiança, por exemplo, já se mostravam historicamente relevantes, mas na pandemia passaram por tal equilíbrio e agora configuram peso maior.
Compartilhe
Veja também
Tok&Stok e Mobly: os rumos das marcas após a fusão
Apesar de seguirem com operações independentes, marcas querem aproveitar sinergia para reduzir custos e ampliar a demanda por parte dos consumidores
Bis cria jogo de RPG no WhatsApp como parte do patrocínio à CCXP24
Desenvolvido para a CCXP24, jogo pretende democratizar o game por meio do acesso gratuito à modalidade