Marcas apostam em celebridades e descontos para engajar público no 11/11
AliExpress, Mercado Livre, Shopee e Shein investem em comunicação para atrair os consumidores em uma das principais datas do varejo internacional
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Meio & Mensagem
11 de novembro de 2024 - 15h43
Data em que se celebra o Dia dos Dolteiros, na China, o 11/11 é considerado um dos principais períodos comerciais para o varejo no mundo, ultrapassando, em muitos países, as vendas e investimentos da Black Friday. E a influência da data vem chegando, também, para as empresas no Brasil.
Por isso, algumas das principais varejistas globais, como AliExpress, Mercado Livre, Shein e Shopee desenvolveram uma estratégia de comunicação para se conectar com os consumidores brasileiros e atrair a atenção. Neste ano, são diversas as campanhas que propagam suas ofertas e descontos para ajudar a convencer as pessoas a comprarem.
O AliExpress, empresa do grupo chinês Alibaba, decidiu investir no cashback como principal foco de sua campanha. A varejista promete oferecer ao consumidor um valor de até R$ 800 reais de volta, em um desafio que será realizado com o auxílio de criadores de conteúdo.
No geral, a plataforma prevê que os descontos podem chegar até R$ 13 milhões durante a data. Neste caso, a comunicação será encabeçada pelo humorista Rafael Portugal como protagonista da campanha que tem como mote “uma baixaria de preço”.
Já o Mercado Livre decidiu investir em uma lista denominada pela marca de “achadinhos”, que podem ser encontrados em seu marketplace, com promoções de até 80% de desconto, itens a partir de R$29, e frete grátis para quem é assinante Meli+.
Neste caso, a empresa conta com duas campanhas. A primeira tem a atriz e apresentadora Maisa Silva como protagonista, já que essa comunicação faz parte da estratégia de Black Friday da varejista. A escolha da atriz e apresentadora se deu por conta de sua conexão com a Geração Z, público-alvo da mensagem da marca.
Além disso, às 11h11 desta segunda-feira, 11, a marca coloriu de amarelo, durante um minuto, todos os 440 relógios digitais da cidade de São Paulo, simultaneamente.
A Shein, por sua vez, investiu na presença de Larissa Manoela como protagonista de suas campanhas de 11.11 e Black Friday. A atriz será a responsável por falar sobre os 400 mil itens que a varejista colocará em promoção, além de explicar o período e porcentagem de desconto que será disponibilizada durante o período.
O filme, criado in-house pela equipe de marketing da varejista, acaba de estrear na TV aberta, em canais como Globo, SBT e Record e nas redes sociais da Shein e da influenciadora. Além disso, a artista apresentará uma live no dia 10 de novembro, que funcionará como um “esquenta” para o 11.11.
No caso da Shopee, ator norte-americano Terry Crews, conhecido pelos seriados Todo Mundo Odeia o Chris e Brooklyn 99, segue sendo o principal protagonista da sua comunicação para as duas principais datas para o e-commerce.
Com criação interna, o comercial produzido pela O2 Filmes e usou de inteligência artificial para criar elementos em cena.
A peça foi intitulada “11.11: a maior liquida do ano”, visa difundir o evento de descontos e benefícios da Shopee, que começou ainda no final de outubro. Para a data, o marketplace apresenta vouchers de desconto de até R$ 100 e cupom de frete grátis para itens acima de R$19 para todo Brasil.
Além disso, de 1 a 10 de novembro, serão oferecidas 11 promoções por dia até a data final, principal dia da campanha. No dia, serão oferecidos R$ 11 milhões em cupons de desconto, além de ofertas e vouchers de frete grátis para compras acima de R$10.
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