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Marketplaces guiam estratégia de digitalização de empresas de ônibus

Enquanto ClickBus e Buser dão sequência ao rebranding das marcas, Blablacar entra na categoria de ônibus como parceira estratégica de viações


29 de outubro de 2024 - 6h00

Marketplaces guiam empresas de ônibus para digitalização

Em campanha, Buser quer reforçar seus compromissos com a qualidade do serviço e não apenas com preço (Crédito: Divulgação)

Em um país continental como o Brasil, os ônibus são um dos principais meios de transporte entre as cidades. Segundo o Anuário Estatístico TRIP, são mais de 8,8 mil empresas e viações nacionais habilitadas a oferecer serviços de transporte no País.

Apesar de não especificar os tipos de veículos oferecidos, no segmento rodoviário regular, por exemplo, 55% das empresas possuem no mínimo nove veículos. É nesse cenário que empresas como ClickBus, Buser e Blablacar estão trabalhando. A partir de parcerias estratégicas, elas querem digitalizar o segmento e reforçar atributos para passageiros.

Mesmo que Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) ou alguma outra entidade não monitore a digitalização dos pontos de venda de passagens rodoviárias, o segmento estima que 60% das vendas aconteçam nos guichês em rodoviárias físicas. A BlaBlaCar tem feito parcerias com empresas de ônibus que estão interessadas em trilhar a rota da digitalização. Além de oferecer as passagens no inventário do seu aplicativo, a Blablacar também ajuda essas empresas a se preparem para altas temporadas, com monitoramento e análise de dados.

Em comparação com o primeiro semestre do ano passado, houve crescimento de 206% na venda de passagens de ônibus e de 33% nas viagens de carona – outro serviço ofertado pelo app. “Ainda estamos arranhando a superfície do que é a mobilidade no Brasil”, diz Tatiana Mattos, diretora geral da BlaBlaCar. Para comunicar sobre a novidade a marca fez uma ação sobre a rivalidade entre Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba, durante as festas juninas. Além de propor ações com passagens a R$0,50 para o Dia Mundial sem Carro.

Com Pedro Scooby, Buser realiza rebranding de marca

Com foco no preço abaixo do mercado tradicional, os marketplaces de passagens de ônibus viraram a chave na comunicação e passaram a se interessar pelo lado emocional da viagem. Apesar de não abandonarem os benefícios e ofertas, tanto ClickBus quanto Buser passaram a apostar na qualidade de serviços. Fundada em 2017 por Marcelo Abritta e Marcelo Vasconcellos, a Buser já conectou mais de 1,5 mil cidades por 28 mil trajetos.

Como a Buser não possui frota própria, ela trabalha 350 parceiros, aproximadamente, entre fretadores e viações de linha integrada à revenda de passagens. Em períodos de férias ou festividades de final de ano, o fluxo de passageiros costuma aumentar em 30%. Nesse sentido, a empresa também trabalha com dados para ajudar os parceiros a se prepararem para períodos de alta temporada.

Com a campanha “Seu caminho importa”, a empresa apelou ao lado emocional das viagens ao mostrar que os benefícios de viajar vão além do desconto na passagem. Com ativações em OOH na Avenida Paulista e com o reforço de influenciadores nas redes sociais, a empresa convidou Pedro Scooby, Karen Jonz e Mari Palma para fazer parte dessa estratégia.

De acordo com a gerente de marketing, Luiza Guimarães, a Buser “comunicava o preço há muito tempo, mas houve uma ausência de outros atributos”. Nesse sentido, a marca também tem feito parcerias com times de futebol para fazer o transporte de pessoas até os estádios, como o Mineirão, em Belo Horizonte.

ClickBus visualiza parcerias para anúncios no app

Também na categoria de transporte coletivo, a ClickBus investiu R$15 milhões para o rebranding da marca após completar 10 anos de operação, no ano passado. Com desenvolvimento feito a quatro mãos pela Tech and Soul e pelo escritório Ana Couto, a empresa criou a campanha “Viajar muda a gente”.

Acompanhar as transformações e o comportamento do nosso cliente a partir da nossa essência é algo que norteia essas mudanças. Desde o rebranding nos enxergamos como uma marca mais jovens, moderna e divertida”, comenta a diretora de marketing e growth da ClickBus, Michelle Xavier. Como parte das estratégias, a empresa forneceu descontos por parcerias com eventos, como Campus Party de Recife e São João no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. 

A ClickBus já atendeu mais de 10 milhões de clientes graças às 200 viações que oferecem passagens no aplicativo. “Não trabalhamos com publicidade em nosso aplicativo e plataforma, mas estamos abertos a lançar parcerias com marcas gigantes no mercado e que tenham conexão com o nosso público final”, comenta Michelle sobre futuras colaborações do negócio. 

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