McDonald?s dá novo colorido às embalagens
Roxo apaixonado, laranja otimista e magenta mágico estão entre as matizes modernas da rede
Roxo apaixonado, laranja otimista e magenta mágico estão entre as matizes modernas da rede
Meio & Mensagem
8 de janeiro de 2016 - 9h11
(*) Por Jessica Wohl, do Advertising Age
Steve Easterbrook está direcionando o McDonald’s para ser uma companhia moderna. Agora, o CEO tem embalagens para combinar. A rede está atualizando seus pacotes e copos com fontes de cores vivas e uma atualização nos seus clássicos arcos dourados. Esta é a primeira mudança das embalagens da empresa em três anos, e talvez a primeira a vir acompanhada por uma lista longa e internacional de pessoas a serem agradecidas.
Matt Biespiel, diretor sênior global de desenvolvimento de marca da empresa, deu os créditos pelo que ele chama de “design dinâmico” a uma equipe que inclui designers de sete agências. Isso porque há cerca de um ano o McDonald’s selecionou um designer de cada uma de suas principais agências parceiras, os enviou para Shoreditch, um distrito londrino, e os colocou para fazer brainstorm por uma semana.
O brief para a reunião, segundo Biespiel, foi essencialmente criar um design de embalagens que fosse verdadeiro, ousado, simples, e funcionasse com as atualizações de design nos restaurantes do McDonald’s e em outras áreas, como a iniciativa digital.
A revisão estava sendo feita desde meados de 2014. Naquela época, o McDonald’s estava preso em uma queda de vendas e Easterbrook ainda era diretor global de marca. A liderança de marketing da empresa, a qual incluía Easterbrook, começou a discutir como eles poderiam deixar as embalagens mais empolgantes. Afinal, elas são algo que milhões de consumidores veem e tocam todos os dias. Era a hora de o McDonald’s ter um novo outdoor para a marca, como chama Biespel.
O time se reuniu em Londres no começo de 2015 e incluiu designers da Leo Burnett Alemanha, TBWA EUA, DDB Hong Kong, Creata Australia, Boker UK, Landini Australia e Forpeople UK.
Eles resumiram o feedback dos consumidores para as suas ideias no meio da semana, melhoraram as propostas e, no final da semana, três finalistas emergiram. Depois disso, a agência Boxer, há tempos responsável pelas embalagens do McDonald’s, trabalhou em aperfeiçoar o design vencedor, que tem uma fonte ousada, o logo dos arcos dourados, e o slogan “Amo muito tudo isso”.
Agora, como CEO, Easterbrook está liderando os primeiros estágios da virada e frequentemente fala sobre seu desejo de transformar o McDonald’s em uma empresa “moderna e de vanguarda”. Por sua vez, Biespel descreve a atualização das embalagens como algo “que parece moderno e vanguardista”.
“É difícil dizer quem deve ficar com os créditos pelo design final, porque todo mundo deu uma mãozinha na forma da ideia”, conta Biespiel.
O novo visual vai começar a aparecer nos EUA antes do resto do mundo. O design tem cores que quase se parecem com nomes de novos smoothies ou hambúrgueres do McDonald’s: roxo apaixonado, laranja otimista, azul oceânico fresco, lima revigorante e magenta mágica. É claro que o amarelo e o vermelho, que são as assinaturas da marca, também aparecem.
O feedback quantitativo e qualitativo dos consumidores mostrou “como os nossos consumidores queriam que o McDonald’s fosse o McDonald’s”, destaca Biespiel. Algumas tentativas de inovar o design talvez tenham passado da conta e deixado os consumidores pouco confortáveis. “Eles realmente gostaram do design que se apoia em nossos valores e ícones centrais”. Esse foi um dos motivos que fez a companhia decidir por deixar os arcos dourados tão dinâmicos.
Por exemplo, a frente de uma das sacolas tem os arcos dourados, os quais alcançam a lateral dela. O outro lado maior da sacola deve incluir o nome de um dos itens mais vendidos, como Big Mac, Chicken McNuggets, Edd McMuffin ou Batatas Fritas, em um tom vibrante.
É uma grande mudança em relação a algumas embalagens anteriores da rede. De 1955 a 1961, elas incluíam um ícone chamado Speedee, para representar o “Sistema de Serviço Rápido” dos irmãos McDonald’s. “Ele estava no nosso pacote e nos nossos sinais”, lembra Mike Bullington, arquivista da empresa.
“Nossas embalagens mudaram para refletir o momento contemporâneo e as necessidades dos nossos consumidores”, aponta Bullington, refletindo sobre os vários designs, assim como o uso de diferentes materiais para as embalagens para ajudar a garantir que a comida fosse servida quente e fresca.
Nos anos 1960, o logo evoluiu para os arcos dourados com um corte neles. Os anos 1970 trouxeram a palavra McDonald’s na imagem dos arcos. Os pacotes de isopor dos anos 1980 deram lugar para as caixas e o papel no começo dos anos 1990.
As novas embalagens coincidem com o 25º aniversário da aposentadoria dos pacotes de isopor do McDonald’s. A empresa ainda almeja que todas as suas embalagens de fibras sejam de fontes recicladas ou certificadas como sustentáveis até 2020. Até o fim de 2014, 27% das embalagens americanas da companhia vinham dessas fontes.
Enquanto o impacto ambiental das novas embalagens não foi divulgado, em alguns casos, a atualização tem menos impressões com tinta, em comparação com o design “Ambição de Marca” que focava nas pessoas, na comida, e na comunidade do McDonald’s. A marca vai continuar a usar o papel pardo, que inclui conteúdo reciclável após consumo.
Bullington gosta de ver as embalagens que deixaram de ser usadas há muito tempo, como a do Deep Sea Dory, que era usada para nuggets e molhos no início dos anos 1960. Uma de suas embalagens favoritas é a caixa vermelha de Big Mac, usada nos anos 1970. “Eu posso me lembrar do meu primeiro Big Mac, e ele estava nessa caixa”, diz o arquivista. “Todo mundo fica nostálgico quando olha para as embalagens com as quais cresceu”.
Compartilhe
Veja também
Grupo CCR inicia transição para Motiva
Após aprovação em Assembleia Geral Extraordinária, empresa inaugura escritório com nova identidade, muda ticker na B3 e estreia campanha em 4 de maio
Lady Gaga: as regras para os patrocinadores do show em Copacabana
Apenas a Bonus Track, realizadora do evento, tem autorização para usar a imagem da cantora em divulgações do show, marcado para o próximo dia 3