McDonald’s divulga nova visão de marca
Compromisso com o conceito ?Amo muito tudo isso?, no entanto, é reafirmado
Compromisso com o conceito ?Amo muito tudo isso?, no entanto, é reafirmado
Meio & Mensagem
6 de janeiro de 2015 - 8h00
(*) Por Maureen Morrison, do Advertising Age
Na última sexta-feira, o McDonald’s detalhou uma atualização da abordagem de marketing de sua marca, mas o slogan “amo muito tudo isso” continuará na área. A rede está reacendendo o tema “ao introduzir uma nova plataforma que coloca mais foco no ‘amo muito”, afirmou a companhia em comunicado. As mensagens darão ênfase à positividade “com conteúdo mais elevado e conversas em torno do espírito do ‘amo muito”.
O AdAge foi o primeiro a divulgar o objetivo da campanha, assim que a Leo Burnett, do Publicis Group, venceu uma concorrência por ideias que revigorassem a marca. Não se esperava que o “amo muito tudo isso” fosse abandonado, mas evoluísse. “Este novo foco irá inspirar tudo que fizermos daqui para frente, de publicidade e marketing a como interagimos com nossos clientes nos restaurantes e nas redes sociais”, afirmou a companhia.
A campanha criada pela Leo Burnett começou a ser veiculada dia 3 de janeiro nos Estados Unidos, com filme para TV e anúncios para digital, e suporte de agências parceiras (confira abaixo, em inglês, o primeiro filme; inimigos clássicos, como Smurfs e Gargamel, são reunidos em uma animação que acaba em final feliz, com a frase “escolha o amor”, antes de o comercial terminar exibindo o slogan da rede).
Deborah Wahl, CMO para o mercado norte-americano e que chegou à empresa no início de 2014 afirmou em um vídeo sobre a renovação da marca que a companhia migrará de uma filosofia de “servir bilhões” para “ouvir bilhões”. Em várias plataformas de mídia social, o McDonald’s continuará a ouvir ativamente o feedback de seus consumidores e manterá as linhas de comunicação abertas, como na campanha recente “Nosso alimento. Suas questões”, afirmou a executiva. Outras mudanças em 2015 incluirão novos uniformes dos membros das equipes assim como novas embalagens e sinalização dos restaurantes.
A iniciativa vem em momento em que a rede vem apanhando no mercado, com queda nas vendas e aumento da competição de outros restaurantes de alimentação rápida e concorrentes como Wendy’s. As vendas do McDonald’s em novembro caíram 4,6%, o mais fraco nos EUA em mais de uma década. Globalmente, suas vendas em mesmas lojas no mês desceram 2,2%. No terceiro trimestre de 2014, as vendas em mesmas lojas tanto nos EUA quanto globalmente caíram 3,3%. Em especial, o McDonald’s tem sido menos popular entre os Millenials que outras marcas e a rede tem trabalhado para se tornar mais atraente a esse grupo por meio de transparência e iniciativas de garantia de qualidade.
A CMO do McDonald’s também afirma que vai expor mais clássicos como o Big Mac em suas ações de marketing – como em um novo comercial de TV que alerta os vegetarianos a olhar para outro lado. Ela também aproveitou a oportunidade para falar da nova plataforma de customização “Crie seu sabor”, que será lançada em 2.000 lojas dos EUA em 2015. A empresa deve, ainda, levar ao ar um novo anúncio durante o Super Bowl, mas recusou o convite para comentar o assunto.
(*) Tradução: Roseani Rocha
Compartilhe
Veja também
Dançar Marketing: unindo a cultura com a experiência de marca
Em entrevista, Adriana Marchetti, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia, destaca tendências do mercado de marketing cultural no Brasil
Ram se torna patrocinadora da NFL no Brasil
Marca estará presente nas ações da liga no País em 2025 e do jogo da temporada regular que acontece em São Paulo neste ano