McDonald’s, Giraffas e outras: produtos fora do seu nicho
Starbucks, Havanna e Coca-Cola já investiram em produtos bem diversos de suas linhas tradicionais
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Amanda Schnaider
31 de agosto de 2020 - 6h30
O lançamento de produtos é algo normal para a maioria das empresas de varejo do mundo, porém, as marcas têm investido em produtos bem distintos de suas linhas tradicionais, pelas quais são reconhecidas. McDonald’s, Giraffas, Havanna, Starbucks e Coca-Cola são alguns exemplos. A partir de 1º de setembro, o Mcdonald´s começará a comercializar uma quantidade limitada do seu molho especial do Big Mac, em dois tamanhos 190g (R$ 15,90) e 23g (R$ 2,90).
Essa não é a primeira vez que a rede de fast-food vende o molho de Big Mac. Em 2015, o McDonald’s comercializou cem unidades do “molho secreto” pela internet, em ação para promover o McDia Feliz. Agora, porém, é a primeira vez que o molho será vendido nos restaurantes do Brasil. Com a novidade, a marca também lança uma edição especial do sanduíche, o Duplo Big Mac, que leva quatro hambúrgueres em sua composição.
Segundo João Branco, CMO do McDonald’s no Brasil, a venda do produto era um dos pedidos mais recorrentes de consumidores nas redes sociais e restaurantes. “O ingrediente já foi comercializado de diferentes formas pelo McDonald’s em outros locais pelo mundo. Então, trouxemos a ideia para o Brasil para acompanhar o lançamento do Big Mac Duplo, uma versão do sanduíche com quatro carnes e muito sabor, que chega para ajudar o consumidor a matar a saudade do Méqui”, reforça Branco, comentando que o lançamento será acompanhado de uma campanha para mídias digitais, além de ações de PR com influenciadores e jornalistas.
Diferentemente do McDonald´s, que aposta em lançamento limitado, a Giraffas, que está próxima de completar 40 anos, acaba de chegar ao varejo com uma linha completa de produtos oficiais, começando pela maionese. Inicialmente, o produto desenvolvido pelo próprio fundador da marca, Carlos Guerra, será comercializado em todas as lojas da rede, em embalagens de 360g, por R$ 12,90. Posteriormente, será vendida nos supermercados do País.
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Segundo a diretora, a expectativa é que o produto tenha uma impacto bem significativo, principalmente na região Centro-Oeste e em Brasília, pela própria memória afetiva da marca na região. “Sem dúvida, será um produto com share muito positivo na comparação com os principais players do mercado, mas, nas demais regiões do País, será um avanço bem mais gradual, todavia com grande otimismo quanto ao sucesso”, afirma. A divulgação será feita inicialmente nos pontos de venda e no digital. “Em seguida, começamos com as divulgações em Facebook e Instagram e também realizaremos atividades internas, de incentivo, com colaboradores e franqueados”, explica.
Tendência há anos
Apesar dessa estratégia de lançamentos de produtos diferentes do carro-chefe tradicional parecer ser algo novo, há precedentes. A Havanna foi fundada em 1939 como uma pequena fábrica de alfajores na Argentina. No início de sua história, os produtos eram conhecidos como Alfajores Santa Monica. Logo em seguida, a marca apresentou ao mercado a sua receita exclusiva de doce de leite que, depois, virou referência, assim como os alfajores.
“Somos uma marca que busca inovação constante, portanto, o alfajor, primeiro produto da companhia, continua inspirando novas combinações e receitas. O doce de leite caiu rapidamente no gosto do consumidor porque já sabíamos que era um cliente com paladar aguçado para o doce. O produto sempre foi produzido de forma 100% artesanal, com leite puro, diretamente da fábrica argentina. Entendemos que todo esse cuidado na produção, que preserva a tradição da marca, foi e continua sendo essencial para a boa aceitação dos consumidores”, explica Diego Schiano, diretor da Havanna no Brasil.Outra companhia que está investindo em produtos diferenciados há algum tempo é a Coca-Cola, que lançou a Coca-Cola Clothing, linha de roupas, e a Coca-Cola Shoes, de sapatos, em 2008, no Brasil. À época, além dessas duas linhas, a marca também comercializava artigos para casa por meio da Tok&Stok. Em fevereiro de 2019, a Coca fez uma parceria com a Risqué para lançar uma linha de esmaltes.
Também em fevereiro do ano passado, a Nestlé anunciou o lançamento global de uma linha de produtos de café da marca Starbucks que, no Brasil, incluiu 15 produtos divididos em café torrado e moído e cápsulas para os sistemas Nespresso e Dolce Gusto, sob o conceito Starbucks At Home. A ação foi fruto da parceria global da Nestlé com a Starbucks, iniciada em maio de 2018, quando investiu US$ 7,15 bilhões pelo direito definitivo de comercialização exclusiva dos cafés Starbucks.
**Crédito da imagem no topo: Reprodução
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