Média de avaliações de bares e restaurantes no Google é de 4,3 estrelas
Estudo da Abrasel, em parceria com a Harmo, revela que mais de 83% dos reviews desses estabelecimentos tiveram 4 ou 5 estrelas
Média de avaliações de bares e restaurantes no Google é de 4,3 estrelas
BuscarMédia de avaliações de bares e restaurantes no Google é de 4,3 estrelas
BuscarEstudo da Abrasel, em parceria com a Harmo, revela que mais de 83% dos reviews desses estabelecimentos tiveram 4 ou 5 estrelas
Meio & Mensagem
24 de janeiro de 2025 - 10h05
A principal ferramenta de busca por bares e restaurantes do Brasil é o Google, segundo estudo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Reclame Aqui. E a nota média de avaliações do setor é de 4,3 estrelas, o que demonstra que o segmento está muito próximo da zona de excelência, que é acima de 4,5, segundo estudo realizado pela Abrasel, em parceria com a Harmo.
O estudo coletou e analisou mais de 279 mil reviews de 3.006 bares e restaurantes presentes no Google Perfil de Empresas. Realizado com os associados da Abrasel, o levantamento pretende oferecer uma visão detalhada sobre a reputação desses estabelecimentos no Google e mostrar como esses reviews podem ser utilizados para atrair mais clientes para os estabelecimentos.
Dos 3.006 bares e restaurantes locais, de acordo com a pesquisa, 1.607 (52%) superaram a média de avaliações do setor, obtendo notas superiores a 4,4 estrelas. Entretanto, 422, ou seja, 14%, registraram notas entre 3 e 3,9 estrelas, o que acaba limitando a capacidade desses estabelecimentos de atraírem clientes.
O relatório indica que o consumidor está em busca de lugares que apresentem nota acima de 4,5 estrelas. Logo, Santiago Edo, cofundador e CEO da Harmo, salienta que apesar de a média do setor estar em 4,3 estrelas, com mais de 83% dos reviews sendo de 4 e 5 estrelas, ela ainda se encontra abaixo do ideal.
A pesquisa revela que a reputação de um estabelecimento, no Google, é formada por três fatores: nota, quantidade de reviews e taxa de resposta dos reviews. Então, após a nota, o segundo fator de impacto na escolha por um local é a quantidade de avaliações.
E a quantidade de reviews, diferentemente da nota, ficou muito aquém do ideal, com uma média de apenas 90 reviews por local, de janeiro de 2023 a setembro de 2024. De acordo com o relatório, isso significa que cada estabelecimento recebeu, em média, apenas um review a cada oito dias, ou seja, menos de quatro por mês.
O terceiro fator que leva a escolha de um bar ou restaurante é a taxa de resposta dos reviews, ou seja, a quantidade de avaliações respondidas. No Brasil, essa taxa é de apenas 27%, o que significa que apenas um de cada quatro clientes recebe uma resposta do estabelecimento.
Além disso, apenas 486, pouco mais de 16%, dos 3 mil restaurantes do estudo atingiram uma taxa de resposta acima de 80% e apenas 8% responderam entre 40% e 60% dos reviews recebidos.
Considerando que a nota média de 4,3 estrelas do setor, o estudo conclui que os restaurantes recebem mais de 80% de reviews positivos de clientes que estão recomendando os locais, o que ajuda na atração de mais consumidores. Logo, segundo o relatório, é importante que os restaurantes agradeçam esses clientes. Neste sentido, Edo ressalta que se os restaurantes respondessem todos os reviews que recebem, os clientes se sentiriam mais motivados a compartilhar mais avaliações.
Compartilhe
Veja também
GM celebra cem anos com filme narrado por Fernanda Torres
Em festa, montadora confirmou que lançará 12 carros eletrificados nos próximos cinco anos e que fará aporte adicional aos R$ 7 bilhões de investimento que já havia anunciado no País
Vale lança álbum de figurinhas da COP para destacar biodiversidade
Em preparação para a COP30, empresa e Africa Creative criam projeto para destacar as árvores nativas dos países participantes da conferência