Assinar

Menos da metade da geração Z consome bebidas alcoólicas

Buscar

Menos da metade da geração Z consome bebidas alcoólicas

Buscar
Publicidade
Marketing

Menos da metade da geração Z consome bebidas alcoólicas

Estudo da MindMiners revelou que a tendência de mudança de comportamento está relacionada a fatores como falta de interesse e sabor das bebidas


12 de abril de 2024 - 15h51

Reconhecida pela busca pelo bem-estar, a geração Z está consumindo menos bebidas alcoólicas em relação a gerações anteriores. Segundo a MindMiners, a partir do estudo “O Dossiê das Bebidas”, 45% do grupo consome a categoria.

bebidas alcoólicas

Pesquisa da MindMiners aborda relação das diferentes gerações com diversas categorias de bebidas (Crédito: DragonImages/Adobestock)

A tendência se deve, sobretudo, à falta de interesse (58%) e ao sabor das bebidas (35%). Ainda, 30% afirmaram não gostar dos efeitos do álcool, 19% querem melhorar a qualidade de vida e 17% não bebem devido a questões religiosas.

A pesquisa foi feita a partir da plataforma de consumer insights da MindMiners e ouviu 3 mil pessoas a nível nacional. No geral, mais da metade (57%), afirmaram consumir bebidas alcoólicas e disposição em pagar mais por bebidas que promovem benefícios à saúde, com destaque às mulheres.

A mesma porcentagem se aplica aos millennials, enquanto geração X e boomers aparecem com 67% e 65%, respectivamente.

Apesar dos números, 43% disseram querer reduzir o consumo, movidos pelo desejo pelo cuidado com a saúde e pela busca por qualidade de vida. Além disso, 41% alteraram o volume de consumo no último ano, dos quais 33% alegaram uma diminuição.

Categoria de consumo

A pesquisa indica que a cerveja se destaca com 44% das menções, ficando atrás do vinho (37%) e destilados (36%). O quarto lugar é ocupado por bebidas ready to drink, 26%, seguido de outras opções (24%).

Com a tendência crescente por uma menor ingestão e conscientização acerca do álcool, as cervejas sem álcool estão diante de uma oportunidade de mercado. 82% dos entrevistados conhecem a categoria, enquanto 47% já experimentaram uma bebida do tipo.

Ademais, 60% gostam de experimentar novas marcas e tipos de bebidas alcoólicas, enquanto 86% dos respondentes acreditam que o material da embalagem é importante para manter o sabor e/ou a qualidade dos líquidos.

Alternativas à bebidas alcoólicas

De acordo com a MindMiners, grande parte dos respondentes está buscando cuidar da saúde por meio de escolhas conscientes. Entre as bebidas não alcoólicas consumidas, 74% da amostra citaram bebidas à base de leite, 70% suco (58% natural da fruta).

Já 84% consideram a água a bebida mais importante para a saúde física para 84%. Eles destacam a hidratação e os benefícios associados à ingestão adequada para o organismo.

Somada à consciência acerca do álcool, há também conhecimento sobre os efeitos prejudiciais de certas bebidas, como sucos industrializados (59%) e refrigerantes (67%).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Daslu quer retomar a curadoria do passado em nova fase

    Daslu quer retomar a curadoria do passado em nova fase

    Após falência em 2016, a Daslu retorna ao mercado de luxo, com a Mitre Realty, com foco em residenciais de alto padrão e experiências exclusivas

  • Creamy entra na categoria de perfumes

    Creamy entra na categoria de perfumes

    Com estratégia de marketing de influência, marca de cosméticos nacional anuncia lançamento dos produtos Electric Heart e Cosmic Love