Mercado Livre usa BBB e logística para se posicionar como um supermercado
Plataforma de e-commerce vem registrando expansão na categoria, com aumento de 77% das vendas na vertical neste ano em comparação com 2024
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Larissa Santiago
25 de fevereiro de 2025 - 17h03
Mercado Livre assume cota de supermercado do BBB 25 (Créditos: Divulgação)
O Mercado Livre anunciou que está consolidando e expandindo as ofertas de produtos disponíveis em sua plataforma na categoria supermercados. Em 2024, a empresa registrou um aumento de 77% nas vendas desta vertical em comparação com o ano anterior.
Atualmente, são 18 milhões de buscas mensais por produtos de supermercado, sendo que 1 a cada 4 compradores é novo na categoria. Marcas como Pão de Açúcar, Carrefour, Omo, Bauducco, Ypê, Concha Y Toro e Lindt já fazem parte do seu ecossistema. Além disso, 94% dos consumidores são impactados por anúncios online antes da compra.
“O Mercado Livre tem acompanhado esse movimento de forma acelerada, investindo na ampliação de sortimento, logística eficiente e parcerias estratégicas para consolidar a plataforma como o destino preferido dos consumidores para compras do dia a dia. Como resultado, nos últimos seis meses, nosso sortimento cresceu 74%, garantindo ainda mais variedade para os nossos clientes”, afirma Anna Araripe, diretora de marketplace.
O Mercado Livre comprou a cota mais cara do Big Brother Brasil 25, com a Turbinada do Líder, Mercado e Moda. Na estreia da marca no programa, no dia 17 de janeiro, houve registro de aumento de 82% no valor total das vendas, em comparação com o mesmo dia do ano passado. Os itens mais vendidos nesse período foram óleo de soja, azeite de oliva e café torrado.
Além disso, os usuários impactados por esta edição do BBB apresentaram um ticket médio 14% maior, com um aumento de 30% no número de itens no carrinho. Atualmente, os estados que mais acessam a plataforma via reality show são São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná.
As regiões Sul e Nordeste também receberão mais atenção e investimento em capacidade, com mais produtos sendo direcionados aos centros de distribuição dessas áreas.
“O comportamento de compra varia entre as regiões, e nossa estratégia de sortimento acompanha essas diferenças culturais. Enquanto o Sul tem maior demanda por azeites e produtos coloniais, o Nordeste tem consumo forte de farinha, tapioca e outros itens típicos da região. A participação é estratégica para reforçar a mensagem de que o cliente pode fazer supermercado onde já compra de tudo”, explica Araripe.
Atualmente, 80% dos produtos consumidos de forma recorrente e vendidos em embalagens prontas para o consumo são entregues em até 48 horas, com cobertura de 95% do território nacional.
Recentemente, também foi lançado na plataforma o botão de recompra, permitindo que os consumidores comprem facilmente produtos recorrentes.
“Nosso foco é garantir que o consumidor possa reabastecer sua despensa de maneira simples e rápida e, consequentemente, aumentar a frequência de compras na plataforma”, completa Araripe.
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