Oxxo foca na expansão e praticidade ao completar dois anos
Marca reforça investimento na mídia, faz promoção para a data e planeja superar a marca de 300 lojas em alguns meses
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Bárbara Sacchitiello
3 de outubro de 2022 - 11h12
Já há alguns meses, a expansão da rede de mercados de proximidade OXXO tornou-se assunto nas redes sociais. Muitas pessoas comentavam o fato de que, rapidamente, várias unidades dos mercados começaram a aparecer em diferentes pontos da região metropolitana de São Paulo.
Essa presença de forma espontânea nas conversas das pessoas fez com que a marca intensificasse sua presença nas redes sociais e, por meio delas, ajudasse a ampliar a comunicação em torno da comemoração dos dois anos da presença da marca no País, celebrados neste mês de outubro.
“Demonstramos para o mercado que viemos para ficar e do nosso jeito, conseguimos atender os clientes da maneira que eles querem, interagindo de forma divertida”, acredita Camila Assis, head de marketing do Grupo Nós, holding detentora das marcas OXXO e Shell Select, criada a partir da estrutura da Raízen e Femsa.
A percepção das pessoas acerca da rapidez da abertura das lojas em vários pontos da cidade, de fato, vai ao encontro da proposta da marca, que tem na proximidade com o público um de seus principais pilares.
Nesses primeiros dois anos, cerca de 170 unidades da OXXO foram abertas em locais como São Paulo, Campinas, Jundiaí, Osasco, São Bernardo do Campo, Piracicaba, Guarulhos e Santo André. Até o fim de março de 2023, a previsão é que a rede chegue a 309 lojas abertas.
Localizadas nos bairros, as lojas geralmente têm tamanho compacto e procuram, segundo a marca, oferecer um mix de produtos que atenda a maior parte das pessoas, seja para seu consumo residencial ou para o preparo de uma refeição rápida, segundo a head de marketing. “Assim, reforçamos o OXXO como um mercado que atende a necessidade do momento, seja ela um café da manhã para ir ao trabalho, um lanche da tarde ou compras para reposição no lar no fim do dia”, explica.
De origem mexicana, a rede de mercados de proximidade procurou se posicionar no Brasil como uma marca dinâmica e conectada, de acordo com Camila, que revela que, nesse período, a estratégia de marketing foi trabalhada em quatro frentes, de forma simultânea: apresentação da marca, apresentação dos produtos, geração de awareness e promoção das ocasiões de consumo.
A porta-voz também explica que o projeto de expansão da empresa força a marca a trabalhar uma estratégia de mídia por maturidade de praça, uma vez que é preciso trabalhar o público em local onde uma loja acaba de ser inaugurada, por exemplo.
No âmbito da comunicação, a rede OXXO procura destacar o que acredita ser alguns de seus diferenciais, como a produção própria de pães, ao longo de todo o dia, e a comercialização de bebidas geladas, prontas para o consumo. Além disso, na opinião de Camila, a rede conta com a vantagem de as lojas funcionarem 24 horar por dia. “Outro diferencial é que os mercados OXXO não são iguais em todos os lugares, ou seja, o perfil muda de acordo com a região em que ele está localizado, se adequando às necessidades das pessoas que moram ou frequentam o entorno”, explica.
Para celebrar o aniversário de dois anos no Brasil, a rede preparou algumas ações, que vão desde ofertas aos consumidores até a promoção “Achou, Raspou, Ganhou”, que fornecerá uma raspadinha aos consumidores que fizerem compras acima de R$ 20, que poderá render prêmios como fones de ouvido, caixinhas de som, assistentes de voz e smartwatches. Nesse período de aniversário, a rede também escolherá a terça-feira como o Dia C, data de descontos em sua linha de coxinhas de frango.
Para essa fase, a marca também fortalecerá suas ações na mídia. “Estaremos nos principais canais digitais como Facebook e Instagram, além de Youtube, com estratégia programática. Além disso, para estar próximo de nossos clientes, também teremos mídia de massa no Jornal Metro, além de anúncios na Eletromidia em prédios residenciais e comerciais”, conta a head de marketing do Grupo Nós.
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