Mercedes-Benz batizará caminhões com sobrenome do dono
Montadora investe em test drive de 200 quilômetros e caminhões com sobrenome do dono para ficar mais íntima dos caminhoneiros
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Carolina Huertas
2 de agosto de 2021 - 6h00
A divisão de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz, que completa 65 anos de operação no Brasil em 2021, lança duas campanhas com a intenção de se aproximar dos caminhoneiros. A promoção de test drive “Minha vez no novo Actros” e a ação que batizará modelos com o sobrenome da família do dono têm como objetivo fazer com que a empresa tenha uma relação mais íntima com seus consumidores, mostrando que eles ouvem o que cada um fala.
Lançada em julho, “Minha vez no novo Actros” é uma parceria com o TruckPad, que selecionará 50 caminhoneiros autônomos do Brasil para dirigir o caminhão por 200 quilômetros. Para participar, basta se inscrever no site da empresa, onde seu perfil será avaliado e, caso escolhida, a pessoa poderá dirigir o novo Actros sem pagar nada e recebendo um valor da empresa, para não perder o frete que ganharia no dia.
A iniciativa surge através do compromisso da empresa “As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”, atendendo desta vez especificamente os desejos dos caminhoneiros autônomos. “Um terço do mercado é composto por autônomos, eles compram um caminhão e vão para a estrada, então, não têm muito contato conosco. Fizemos o lançamento do caminhão e recebíamos muitos comentários nas mídias sociais como ‘é meu sonho um dia poder dirigir um caminhão desse’, ‘meu sonho um dia poder fazer um teste’. e daí surgiu a ação”, explica Ebru Semizer, gerente de marketing de caminhões da Mercedes-Benz.
Já nesta segunda-feira, 2, a montadora lança a campanha que batizará oficialmente os caminhões com o sobrenome da família do proprietário do novo caminhão. A ação, prevista até 2 de setembro conta, contemplará os cinquenta primeiros clientes que inciarem a compra de um caminhão zero km por meio do site da empresa e finalizarem a negociação em até 30 dias. O caminhão sairá de fábrica com o nome de batismo junto ao registro do modelo como, por exemplo Actros Silva.
“O caminhoneiro trata o caminhão como parte da família, ele vive dentro dele, a família fica esperando o pai aparecer junto dele, então, agora vamos para o mercado dizendo: ‘agora mais um membro da sua família vai ganhar sobrenome’’, conta Ebru.
Desde 2015 com a agência Moma Propaganda, a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus vem introduzindo na sua comunicação o conceito “As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve”. O ponto de partida foi a constatação da perda de participação no mercado porque o produto vinha da Alemanha e não estava mais ajustado para as estradas do país. “Fizemos dois anos de ações só para ouvir as estradas, sem lançamentos, apenas atualizando os produtos que tínhamos e, quando entregamos algo novo, falamos que estávamos entregando tudo o que ouvimos. Foi realmente o que aconteceu”, explica Ebru.
Os objetivos da empresa são sentir na pele e realmente ouvir a voz de cada motorista que queira falar com eles. “A primeira coisa que queremos é mostrar que as ações são individuais e, a segunda, é deixá-los satisfeitos, tendo uma boa experiência com a marca”. Além disso, a empresa quer movimentar mais o showroom digital, onde serão feitas as compras dos veículos. Para atrair o público, as ações serão no digital, com o lançamento de um vídeo focado nas famílias dos caminhoneiros.
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