Assinar

Microsoft lanca tablets da marca Surface

Buscar

Microsoft lanca tablets da marca Surface

Buscar
Publicidade
Marketing

Microsoft lanca tablets da marca Surface

Surface chega para disputar um mercado já dominado pela Apple


19 de junho de 2012 - 8h45

A Microsoft acaba de entrar no mercado de tablets com o Surface, marca que já nasce num setor dominado por um oponente de peso, o iPad, da Apple, que somente no primeiro trimestre deste ano somou vendas de 11,8 milhões de unidades em todo o mundo. Conduzido por Steve Ballmer, diretor executivo da Microsoft, o anúncio oficial – realizado nesta segunda-feira, 18, em Los Angeles (Estados Unidos) – acontece dois anos depois da companhia fundada por Bill Gates reconhecer o potencial de crescimento dos tablets.

De acordo com a empresa de pesquisa ABI Research, o setor cresceu de 41% do primeiro trimestre de 2011 para o mesmo período de 2012, movimentando uma cifra próxima de 144,6 milhões de aparelhos, enquanto o segmento de computadores de mesa vem sinalizando índices de expansão cada vez menores. No quarto trimestre de 2011, por exemplo, a Apple vendeu 15,4 milhões de iPads, mesmo volume registrado durante todo o ano pelo mercado nacional de PCs, segundo a consultoria IDC. O resultado brasileiro indica que uma provável substituição de aparelhos tradicionais e portáteis pelos tablets já pode estar em curso.

A Microsoft enfrentará esse cenário de transição com dois modelos endossados pela marca Surface. Um deles roda com o sistema operacional RT e processador ARM, terá opções de 32 e 64 gigas de memória, 9,3 milímetros de espessura, 676 gramas e tela tátil de alta definição de 10,6 polegadas (26,9 centímetros). Com 13,5 milímetros de largura e 903 gramas, o segundo dispositivo funciona com o sistema operacional Windows 8 Pro e o processador de terceira geração Intel, além e oferecer espaços de 64 e 128 gigabytes.

A expectativa é que o aparelho equipado com chip ARM seja comercializado por um preço similar aos rivais já em atuação no mercado a partir do terceiro trimestre, mesmo previsão para o lançamento do Windows 8. Já a versão com os componentes Intel devem chegar às lojas físicas e on-line da Microsoft três meses depois com preços semelhantes aos ultrabooks. Ambos os equipamentos vêm uma capa protetora magnética, chamada Touch Cover, que funciona também como um teclado.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Dançar Marketing: unindo a cultura com a experiência de marca

    Dançar Marketing: unindo a cultura com a experiência de marca

    Em entrevista, Adriana Marchetti, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia, destaca tendências do mercado de marketing cultural no Brasil

  • Ram se torna patrocinadora da NFL no Brasil

    Ram se torna patrocinadora da NFL no Brasil

    Marca estará presente nas ações da liga no País em 2025 e do jogo da temporada regular que acontece em São Paulo neste ano