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Marketing

Microsoft ultrapassa Amazon no ranking das marcas mais valiosas do mundo

Marca aparece no segundo lugar do ranking Best Global Brands, da Interbrand, atrás apenas da Apple que se mantém no topo pelo 10º ano consecutivo


3 de novembro de 2022 - 14h01

Com um valor de US$ 278,2 bilhões, a Microsoft ultrapassou a Amazon (US$ 274,8 bilhões) no ranking das marcas mais valiosas do mundo, da Interbrand, ficando em segundo lugar, atrás apenas da Apple, que manteve o primeiro lugar pelo 10º ano consecutivo.

Divulgado nesta quinta-feira, 3, no Web Summit 2022, o Best Global Brands também revelou que o valor de marca da Apple cresceu 18% desde a última edição, totalizando US$ 482,2 bilhões e que o Google continuou no quarto lugar, com US$ 251,7 bilhões.

Apple é a marca mais valiosa do mundo pelo 10º ano consecutivo

Apple é a marca mais valiosa do mundo pelo 10º ano consecutivo (crédito: Sergii Figurnyi/Shutterstock)

Juntamente com a Microsoft, a Tesla e a Chanel apresentaram o maior crescimento percentual ano a ano; todas aumentaram o seu valor de marca em 32%. Vale destacar que, apesar do crescimento, a Tesla, de Elon Musk, não replicou a alta de 184% no valor de marca que observou em 2021.

O top cinco do ranking continua dominado pelas gigantes de tecnologia, com a Samsung fechando o time, com US$ 87,6 bilhões. Já o top 10, cujos valores representam 53% de toda a tabela, se completa com Toyota na sexta posição (US$ 59,7 bilhões), Coca-Cola, na sétima (US$ 57,5 bilhões), Mercedes-Benz, na oitava (US$ 56,1 bilhões), Disney, na nona, (US$ 50,3 bilhões) e Nike, na décima, (US$ 50,2 bilhões) pela primeira vez, superando o McDonald’s, que ficou na 11ª posição.

O Top 100

Quando expandimos o olhar para o Top 100, Airbnb, Red Bull e Xiaomi, são os novos participantes do ranking de 2022, com a saída de Uber, Zoom e a fabricante de máquinas agrícolas, John Deere. Também vale ressaltar que o Instagram, que aparece na 16ª posição, ultrapassou o Facebook, que está na 17ª, como a marca mais valiosa da Meta.

Outro destaque do ranking deste ano é que o seu valor geral cresceu 16% em comparação com 2021, chegando a US$ 3 trilhões, maior taxa de crescimento até hoje. De acordo com a Interbrand, essa alta demonstra a crescente contribuição que a marca de uma empresa tem para impulsionar seu sucesso econômico. Apesar das oscilações financeiras dos últimos anos, o valor das marcas mais fortes em todo o mundo aumentou, refletindo a escolha e a fidelidade dos clientes.

Beto Almeida, CEO da Interbrand, pontua que o grupo das 10 marcas mais valiosas do mundo, juntas somam quase US$1,7 trilhão em valor de marca e que as outras 90 atingem, somadas, US$ 1,4 trilhão, ou seja, as dez primeiras valem mais do que as outras 90 juntas. “Mas, o que explica tanto sucesso? Obviamente, não se trata de um único ponto, mas fica claro que as marcas dessa liga fazem mais do que oferecer produtos, serviços e experiências excepcionais”, ressalta.

O CEO enfatiza que essas marcas tomam partido nos debates mais críticos dos tempos atuais, desde a promessa da Apple por privacidade até as posições da Nike sobre inclusão, além da proteção aberta de muitas empresas com relações aos direitos de seus funcionários: “Essas empresas estão construindo seus negócios em torno de sua marca, em contraste com a abordagem tradicional de construir marca em torno de um produto, e isso é o que as diferencia do resto da lista”.

O ranking ainda revela que os aumentos mais rápidos em 2022, em termos de variação percentual do valor da marca, ano a ano, superaram significativamente as marcas em queda rápida em três fatores de força da marca: direção, que diz respeito a marcas que definem uma direção clara; agilidade, após definirem a direção, se movem rapidamente para trazer novos produtos e serviços para o mercado; e a participação, ou seja, que por último, trazem as pessoas para participarem dessa jornada.

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