Ministério Público do Rio investigará a Mattel
A Justiça vai avaliar se houve abusos na publicidade das linhas de carrinhos Hot Wheels ao incentivar a velocidade e a competição no contexto automobilístico
Ministério Público do Rio investigará a Mattel
BuscarMinistério Público do Rio investigará a Mattel
BuscarA Justiça vai avaliar se houve abusos na publicidade das linhas de carrinhos Hot Wheels ao incentivar a velocidade e a competição no contexto automobilístico
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) abriu um inquérito civil para investigar abusos na publicidade da Mattel que promoveu a linha de carrinhos de brinquedos ‘Hot Wheels’ ao público infantil. O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, tomou conhecimento do caso em 2012 após receber uma denúncia sobre a campanha por meio de uma rede social.
Precisamos falar sobre os youtubers mirins
Após constatar que a campanha “poderia violar a violar a legislação”, a entidade enviou o caso ao Procon de Londrina (PR). O órgão encaminhou o processo para análise da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (SENACON/MJ), em Brasília, que em 2015 elaborou um documento, encaminhado aos órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor, confirmando os indícios de publicidade abusiva e determinando a abertura de um processo administrativo, tendo o órgão do MPRJ tomado a decisão de investigar o caso.
“Os vídeos produzidos pela marca foram divulgados em canais infantis e apresentavam às crianças distorção de valores, como estímulo ao consumismo, à agressividade e ao desrespeito às regras de trânsito”, diz o Instituto Alana, em nota. “É importante que o órgão de proteção e defesa da infância investigue a veiculação de uma campanha que descumpriu a legislação vigente que protege os direitos das crianças, inclusive nas relações de consumo”, explica Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Instituto.
Procurada por Meio & Mensagem, a Mattel não comentou o assunto.
Compartilhe
Veja também
Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show
Patrocinadora do evento Todo Mundo no Rio, marca quer encontrar os rostos dos famosos memes que envolvem a cantora
Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis
Empresa foca em proprietários para captar clientes às imobiliárias parceiras com nova estratégia de comunicação