Assinar

Ministério Público do Rio investigará a Mattel

Buscar

Ministério Público do Rio investigará a Mattel

Buscar
Publicidade
Marketing

Ministério Público do Rio investigará a Mattel

A Justiça vai avaliar se houve abusos na publicidade das linhas de carrinhos Hot Wheels ao incentivar a velocidade e a competição no contexto automobilístico


10 de agosto de 2016 - 10h15

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) abriu um inquérito civil para investigar abusos na publicidade da Mattel que promoveu a linha de carrinhos de brinquedos ‘Hot Wheels’ ao público infantil. O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, tomou conhecimento do caso em 2012 após receber uma denúncia sobre a campanha por meio de uma rede social.

Após constatar que a campanha “poderia violar a violar a legislação”, a entidade enviou o caso ao Procon de Londrina (PR). O órgão encaminhou o processo para análise da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (SENACON/MJ), em Brasília, que em 2015 elaborou um documento, encaminhado aos órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor, confirmando os indícios de publicidade abusiva e determinando a abertura de um processo administrativo, tendo o órgão do MPRJ tomado a decisão de investigar o caso.

“Os vídeos produzidos pela marca foram divulgados em canais infantis e apresentavam às crianças distorção de valores, como estímulo ao consumismo, à agressividade e ao desrespeito às regras de trânsito”, diz o Instituto Alana, em nota. “É importante que o órgão de proteção e defesa da infância investigue a veiculação de uma campanha que descumpriu a legislação vigente que protege os direitos das crianças, inclusive nas relações de consumo”, explica Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Instituto.

Procurada por Meio & Mensagem, a Mattel não comentou o assunto.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show

    Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show

    Patrocinadora do evento Todo Mundo no Rio, marca quer encontrar os rostos dos famosos memes que envolvem a cantora

  • Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis

    Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis

    Empresa foca em proprietários para captar clientes às imobiliárias parceiras com nova estratégia de comunicação