Mitos e verdades sobre o consumo entre os jovens
Pesquisa Movimentos Geracionais, da HSR Specialist Reaserches, refuta a ideia de que as novas gerações estão mais desapegas e destaca digitalização e propósito
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Captar os desejos e as complexidades das gerações mais jovens está entre os principais desejos e ambições do mercado. De olho nesse desafio, a HSR Specialist Reasearches desenvolveu a pesquisa Movimentos Geracionais, que pretende identificar verdades e mitos sobre os valores e o consumo desse público.
Realizado em março, o estudo ouviu mil pessoas das classes A, B e C, com idades entre 18 e 65 anos, nas principais capitais brasileiras. O primeiro mito identificado pela pesquisa tem a ver com a ideia de que as gerações mais jovens estão mais desapegadas. Segundo o estudo, os aspectos que a Geração Z, jovens entre 18 e 15 anos, mais valorizam são: amor (63%), família (60%), confiança (52%) e segurança financeira (44%).
Ainda que as definições e formatos desses atributos possam ter se transformado, a pesquisa indica que eles permanecem atuais. Em contrapartida, mais do que outras gerações, 47% do público da Geração Z disseram valorizar a saúde mental. Eles também estão entre os que mais se consideram ansiosos e/ou depressivos ao lado dos millenials, Geração Y.
Ainda que desejem desenvolver relacionamentos reais, as soluções do mundo digital exercem grande atratividade junto às gerações mais jovens. Exemplo disso é sua relação com o sistema financeiro. Na pesquisa, um terço dos jovens entre 18 e 25 anos afirmaram não precisar de um banco que tenha agência física e concentram suas movimentações no ambiente digital.
De acordo com o estudo, o propósito é um critério extremamente relevante tanto para a Geração Z quanto para Y no momento da escolha de suas marcas de consumo. Em ambos os grupos, 53% dos respondestes disseram preferir marcas com propósito. Entre os que têm de 41 a 60 anos, a taxa cai para 39% e para 35% no caso dos maiores de 61 anos.
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