IA já faz parte do cotidiano de MPMEs, indica Microsoft
Pesquisa da big tech revelou que 74% de micro, pequenas e médias empresas estão utilizando a IA para melhoria da experiência do cliente, ganho de eficiência, produtividade e outros
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BuscarPesquisa da big tech revelou que 74% de micro, pequenas e médias empresas estão utilizando a IA para melhoria da experiência do cliente, ganho de eficiência, produtividade e outros
Meio & Mensagem
11 de março de 2024 - 15h03
A Microsoft apontou que a inteligência artificial não é restrita a grandes empresas, mas também está presente no dia a dia de micro, pequenas e médias empresas. De acordo com a quarta edição do estudo “IA em micro, pequenas e médias empresas: tendências, desafios e oportunidades”, 74% das MPMEs brasileiras já utilizam a tecnologia no cotidiano.
O levantamento encomendado pela big tech para a Edelman Comunicação ouviu 300 brasileiros, sendo a maior parte gestores de empresas com até 250 colaboradores e de diversos setores da economia.
Em 2023, 74% passaram a usar inteligência artificial. No ano anterior, o contingente foi de 61%.
A maioria dos entrevistados (90%) afirmaram que buscam adotar a tecnologia atualmente, enquanto mais da metade (59%) já avançaram na adoção da tecnologia. No que diz respeito às companhias que já nasceram nativas digitais, a maior parte delas (84%) já utilizam a tecnologia. Além disso, para 78% delas, a IA é uma prioridade – contra 53% das que não são nativas digitais. Uma pequena parcela, de apenas 4% dos líderes, declararam que não usam e não pretendem adotar ferramentas do tipo.
Se em 2022 só 27% disseram estar investindo na tecnologia, neste ano o número saltou para 47%. A IA só não foi maior foco do que as tecnologias de armazenamento de nuvem, que foram prioridade para 56% das empresas. Para os que ainda não direcionam investimento em IA, há uma intenção de mudança para 19% da amostra brasileira.
A IA é bem vista para a melhoria da experiência do cliente para 61%, bem como ganho de eficiência, produtividade e agilidade para 54%. Outros 46% pretendem, por meio da IA, garantir a continuidade do negócio, enquanto 43% já a utilizam para gerar conteúdo de textos ou imagens.
Para as MPMEs que já aplicam as ferramentas tecnológicas, destaca-se o ganho de eficiência e produtividade para 72% delas. Na sequência, aparecem melhoria no atendimento ao cliente (58%) e redução de custos 46%. Entre elas, ainda, 91% relataram melhoria na qualidade do trabalho, bem como satisfação do cliente (90%) e motivação e engajamento de funcionários (88%).
Há também a visão de melhoria de outras áreas, como TI (39%), comunicação e marketing (30%) e finanças e administração (27%). Os gestores apontaram melhorias em outros departamentos, como vendas (27%), recursos humanos (25%), operações e produção (20%) e jurídico (6%)
Apesar do êxito, existem dificuldades. Quase metade (46%) afirmaram que o custo e o acesso são um obstáculo. Há também questões envolvendo a contratação de talentos com habilidades em IA (36%), a capacitação de talentos atuais (36%), privacidade de dados (34%) e segurança cibernética (23%).
Em relação a talentos, 49% deverão investir na atração de colaboradores externos com habilidades em IA. Enquanto isso, 37% direcionam capital para investimentos do quadro funcional atual. Só 7% estão adotando as duas medidas simultaneamente.
Os treinamentos também são uma forma de evitar ameaças cibernéticas para 61% das companhias. O restante aposta na aquisição de tecnologias de segurança com IA embarcada e a contratação de especialistas externos para 54% e 33% dos gestores, respectivamente.
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