IA já faz parte do cotidiano de MPMEs, indica Microsoft
Pesquisa da big tech revelou que 74% de micro, pequenas e médias empresas estão utilizando a IA para melhoria da experiência do cliente, ganho de eficiência, produtividade e outros
IA já faz parte do cotidiano de MPMEs, indica Microsoft
BuscarIA já faz parte do cotidiano de MPMEs, indica Microsoft
BuscarPesquisa da big tech revelou que 74% de micro, pequenas e médias empresas estão utilizando a IA para melhoria da experiência do cliente, ganho de eficiência, produtividade e outros
Meio & Mensagem
11 de março de 2024 - 15h03
A Microsoft apontou que a inteligência artificial não é restrita a grandes empresas, mas também está presente no dia a dia de micro, pequenas e médias empresas. De acordo com a quarta edição do estudo “IA em micro, pequenas e médias empresas: tendências, desafios e oportunidades”, 74% das MPMEs brasileiras já utilizam a tecnologia no cotidiano.
O levantamento encomendado pela big tech para a Edelman Comunicação ouviu 300 brasileiros, sendo a maior parte gestores de empresas com até 250 colaboradores e de diversos setores da economia.
Em 2023, 74% passaram a usar inteligência artificial. No ano anterior, o contingente foi de 61%.
A maioria dos entrevistados (90%) afirmaram que buscam adotar a tecnologia atualmente, enquanto mais da metade (59%) já avançaram na adoção da tecnologia. No que diz respeito às companhias que já nasceram nativas digitais, a maior parte delas (84%) já utilizam a tecnologia. Além disso, para 78% delas, a IA é uma prioridade – contra 53% das que não são nativas digitais. Uma pequena parcela, de apenas 4% dos líderes, declararam que não usam e não pretendem adotar ferramentas do tipo.
Se em 2022 só 27% disseram estar investindo na tecnologia, neste ano o número saltou para 47%. A IA só não foi maior foco do que as tecnologias de armazenamento de nuvem, que foram prioridade para 56% das empresas. Para os que ainda não direcionam investimento em IA, há uma intenção de mudança para 19% da amostra brasileira.
A IA é bem vista para a melhoria da experiência do cliente para 61%, bem como ganho de eficiência, produtividade e agilidade para 54%. Outros 46% pretendem, por meio da IA, garantir a continuidade do negócio, enquanto 43% já a utilizam para gerar conteúdo de textos ou imagens.
Para as MPMEs que já aplicam as ferramentas tecnológicas, destaca-se o ganho de eficiência e produtividade para 72% delas. Na sequência, aparecem melhoria no atendimento ao cliente (58%) e redução de custos 46%. Entre elas, ainda, 91% relataram melhoria na qualidade do trabalho, bem como satisfação do cliente (90%) e motivação e engajamento de funcionários (88%).
Há também a visão de melhoria de outras áreas, como TI (39%), comunicação e marketing (30%) e finanças e administração (27%). Os gestores apontaram melhorias em outros departamentos, como vendas (27%), recursos humanos (25%), operações e produção (20%) e jurídico (6%)
Apesar do êxito, existem dificuldades. Quase metade (46%) afirmaram que o custo e o acesso são um obstáculo. Há também questões envolvendo a contratação de talentos com habilidades em IA (36%), a capacitação de talentos atuais (36%), privacidade de dados (34%) e segurança cibernética (23%).
Em relação a talentos, 49% deverão investir na atração de colaboradores externos com habilidades em IA. Enquanto isso, 37% direcionam capital para investimentos do quadro funcional atual. Só 7% estão adotando as duas medidas simultaneamente.
Os treinamentos também são uma forma de evitar ameaças cibernéticas para 61% das companhias. O restante aposta na aquisição de tecnologias de segurança com IA embarcada e a contratação de especialistas externos para 54% e 33% dos gestores, respectivamente.
Compartilhe
Veja também
Festivais e cultura negra: a importância e os desafios das iniciativas
Afropunk, Batekoo e Boogie Week redefinem o mês da Consciência Negra mas ainda encontram dificuldades em estabelecer relações com marcas
AB InBev patrocinará Super Mundial de Clubes da Fifa
Cervejaria, já parceira da Copa do Mundo de seleções, ativará as marcas Michelob Ultra e Budweiser na nova competição da entidade