Consumidores pesquisam mais antes de comprar, mostra levantamento
Pesquisas da Ipsos e da Offerwise encomendadas pelo Google indicam mudanças no consumo consolidados desde a pandemia
Consumidores pesquisam mais antes de comprar, mostra levantamento
BuscarConsumidores pesquisam mais antes de comprar, mostra levantamento
BuscarPesquisas da Ipsos e da Offerwise encomendadas pelo Google indicam mudanças no consumo consolidados desde a pandemia
Sabe-se que o consumo passou por mudanças durante a pandemia. E o período que sucedeu a crise sanitária leva uma herança em relação aos hábitos obtidos ao longo dos três últimos anos. Levantamentos encomendados pelo Google revelam a consolidação do consumo intencional.
Uma das pesquisas, realizadas pela Offerwise, indica que nove em cada dez brasileiros passaram a pesquisar mais antes de adquirir um produto, seja no e-commerce ou lojas físicas. Ao todo, foram ouvidos 2 mil brasileiros maiores de 16 anos que realizaram compras on-line pelo menos uma vez nos seis meses que antecederam janeiro, mês em que as consultas foram feitas.
Sobre meios de pagamento, 65% da amostragem ouvida afirmou ter a expectativa de usar mais o Pix para compras. Ademais, foram citadas as carteiras digitais (47%), os cartões de crédito (41%) e débito (36%). Contudo, 51% esperam que novas soluções surjam nos próximos anos.
O comércio eletrônico cresceu 82% entre a população. A modalidade que se intensificou no período de pandemia fez com que 47% da amostra comprasse, pela primeira vez, produtos de limpeza, por exemplo. Na sequência, aparecem alimentos e bebidas (47%), medicamentos (46%), produtos para pets (45%) e roupas, calçados e acessórios (41%).
Ao que tudo indica, o tempo gasto na jornada de compra online não mudou muito desde a pandemia. 64% do tempo dos brasileiros foi destinado à pesquisa sobre compras de Natal na Internet no ano passado. Apenas dois pontos percentuais abaixo do visto em 2020. As informações são de levantamento da Ipsos, que consultou cerca de 3.700 cidadãos entre outubro de 2022 e janeiro deste ano.
Do mesmo modo, o smartphone vem se mostrando um canal popular para as compras. No último Natal, 87% dos brasileiros realizaram pesquisas sobre itens de desejo no aparelho.
Compartilhe
Veja também
Quincy Jones: lenda no mundo da música e no das marcas
Produtor musical norte-americano participou de ações e campanhas para companhias como PepsiCo, AT&T, Audi e Apple
Com Meta, Asics cria projeto de gamificação que une real e digital
Disc é uma plataforma de jogos que utiliza de tecnologias de realidade aumentada para tornar o esporte disponível em qualquer evento