Após 26 anos, Museu do Café renova identidade visual e proposta
Rebranding acontece em parceria com o Istituto Superiore per le Industrie Artistiche Roma (ISIA Roma Design) e busca destacar lado humano e social do café
Após 26 anos, Museu do Café renova identidade visual e proposta
BuscarApós 26 anos, Museu do Café renova identidade visual e proposta
BuscarRebranding acontece em parceria com o Istituto Superiore per le Industrie Artistiche Roma (ISIA Roma Design) e busca destacar lado humano e social do café
Meio & Mensagem
29 de novembro de 2024 - 12h35
*Atualizado às 12h51
Salão do Pregão do Museu do Café, em Santos, foi uma das influências para o novo logotipo (Crédito: Divulgação/André Monteiro)
Depois de 26 anos de sua inauguração, em 1998, o Museu do Café passa a contar com identidade visual e posicionamento institucional inéditos, fruto de trabalho junto ao Istituto Superiore per le Industrie Artistiche Roma (ISIA Roma Design), instituição italiana pública de ensino superior.
Com o reposicionamento, a instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, localizada na cidade de Santos, agora se propõe a destacar o lado humano e social do café. A ideia é abordar temáticas como gênero, raça e imigração, que se relacionem com a bebida de alguma forma.
O projeto vinha sendo desenvolvido desde 2021 e contou também com a colaboração do Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI), organização que gerencia o museu em Santos e o ISIA Roma Design.
Em nota, Alessandra Almeida, diretora executiva do museu, aponta que o propósito da mudança é estabelecer uma conexão emocional e de afetividade com diversos públicos, desconstruindo a imagem intimidante e elitista. Entre os atributos presentes neste novo momento estão ser um equipamento cultural vivo, participativo, internacional, socialmente responsável e afetivo.
Novo logotipo do Museu do Café (Crédito: Divulgação)
O logotipo foi inspirado em movimentos orgânicos e circulares que fazem parte da cadeia de produção e consumo do café, bem como tem influência da arquitetura do prédio que abriga o Museu, como o Salão do Pregão, a cúpula, o relógio da torre e as colunas greco-romanas que compõem a estrutura.
Os alunos do mestrado em Design Sistêmico para Comunicação ficaram à frente de toda pesquisa, desenvolvimento e finalização da diretriz estética para elaboração de novos materiais gráficos, como manual de marca e o próprio logotipo, além dos ícones, padronização de conteúdos, sinalizações e produtos do Museu do Café.
O projeto foi coordenado por docentes do ISIA Roma Design.
Confira o filme do lançamento da nova identidade visual do Museu do Café:
Compartilhe
Veja também
Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show
Patrocinadora do evento Todo Mundo no Rio, marca quer encontrar os rostos dos famosos memes que envolvem a cantora
Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis
Empresa foca em proprietários para captar clientes às imobiliárias parceiras com nova estratégia de comunicação