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Marketing

Na onda dos anos 80, Ocean Pacific volta ao Brasil

Iconix Brand Group relança marca de surf com loja própria em Florianópolis, e-commerce e patrocínio esportivo


15 de dezembro de 2017 - 12h25

Marca quer atrair jovens e o público mais nostálgico (crédito: divulgação)

Stranger Things, pochete, Glow, cintura alta, Read Oaks, camisas com logo estampado, Snowfall, acessórios grandes, The Americans, lurex, Halt and Catch Fire e paetê. Todos esses seriados atuais, peças de roupa e acessórios nas prateleiras das lojas não deixam enganar que os anos 80 estão, de fato, de volta à moda. Nesse contexto, a marca Ocean Pacific se estabelece novamente no Brasil com a inauguração de uma loja em Florianópolis no sábado, 16.

Criada em 1972 por surfistas na Califórnia, o estilo cool e praiano atraiu os consumidores brasileiros nas décadas de 1980 e 1990 até a marca sair do País. Na volta ao Brasil, sob os cuidados do Iconix Brand Group, a Op busca aproveitar a nostalgia dos anos 80 no mercado para atrair tanto os jovens antenados (de 20 a 30 anos) quanto os consumidores nostálgicos (de 40 a 50). “A Ocean Pacific é um ótimo exemplo de resgate de nostalgia e bons momentos do passado (em consumidores que já têm um alto poder aquisitivo) aliado a curiosidade e desejo de auto expressão (das gerações novas que não tiveram contato com a marca no passado)”, explica Dante Grassi, diretor de marketing do Iconix Brand Group no Brasil.

 

Ocean Pacific (Op) foi criada na Califórnia em 1972 por surfistas (crédito: reprodução)

O executivo ressalta que a participação da marca no grupo é um diferencial na volta ao Brasil, já que a empresa já atua aqui com Ecko e Umbro, por exemplo. Além disso, o Iconix montou uma equipe de funcionários para cuidar do desenvolvimento da Op no Brasil. “Aliamos forças com nossos parceiros locais que têm foco 100% no desenvolvimento de novas coleções e equipes comerciais para o Brasil “, afirma.

Ainda na onda nostálgica, o primeiro local onde a Ocean Pacific finca sua estratégia para expansão no Brasil é Florianópolis devido a relação de longos anos com a região. “Fomos uma das principais marcas do cenário do surf com patrocínio de atletas, campeonatos, eventos e uma das principais marcas da moda na década de 80. Podemos dizer que estamos voltando às nossas origens no Brasil”, diz Grassi. Antes da inauguração da primeira loja própria na capital catarinense, a marca patrocinou o campeonato de surf profissional da Associação de Surf Joaquina (ASJ), rebatizado como Circuito ASJ Op Surf, que acontece na praia da Joaquina. A Op patrocinou, em 1985 e 1986, a competição Op Pro no estado de Santa Catarina. “Florianópolis é considerada a Califórnia brasileira”, brinca o diretor de marketing.

(Crédito: Reprodução)

O espaço da Op na capital catarinense marca a estreia de um novo conceito de loja que será exportado para a Europa, Ásia, Estados Unidos e o restante da América Latina. Em 2018, o Iconix Brand Group lançará lojas próprias em São Paulo e no Rio de Janeiro, e estuda outras cidades que refletem o estilo praiano e, ao mesmo tempo, urbano da Op para se estabelecer. As linhas também serão comercializadas em multimarcas e e-commerce.

Para anunciar sua volta , a marca prevê investimentos na mídia impressa e digital, e está em fase de concorrência para contratar uma agência. Além disso, a Ocean Pacific avalia lançar coleções limitadas em colaboração com outras marcas.

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