Na Paulista, Festival Path busca projeção nacional
Organizadores esperam público de 20 mil pessoas para a 7ª edição do evento, que já tem patrocínios do banco Next, Ana Couto e KLM Air France
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Roseani Rocha
23 de janeiro de 2019 - 17h16
Os organizadores do Festival Path, o mais próximo que o Brasil tem no momento de um evento de inovação e criatividade como o norte-americano SXSW, reuniram a imprensa hoje no Riviera Bar (um dos apoiadores do projeto) para anunciar oficialmente a mudança do festival do bairro de Pinheiros para a Avenida Paulista. A informação havia sido antecipada ao Meio & Mensagem pelo empresário José Vitor Oliva, sócio do Riviera, em setembro de 2018.
Segundo Rafael Vettori, um dos fundadores d’O Panda Criativo, realizadora do Path, o evento em sua 7ª edição segue focado em criatividade e inovação, mas a mudança para um endereço icônico como a Avenida Paulista o fortalece. “A Paulista acaba sendo uma plataforma para nacionalizarmos o festival”, comenta. Além disso, diz ele, embora tenha se inspirado no SXSW no começo, hoje, o Path tem caminho e identidade próprios. O que continua igual é o objetivo de disseminar conteúdo de qualidade, assim como promover o encontro de pessoas dispostas a inovar e fazer networking.
Com patrocínio até o momento do banco Next, Ana Couto e KLM Air France, o Path espera reunir 20 mil pessoas, em diferentes espaços no circuito da Paulista. Tanto assim que os intervalos de tempo entre um evento e outro serão aumentados para que as pessoas possam circular entre eles – estão programadas atividades no Masp, Mirante 9 de Julho, hotéis Tivoli Mofarrej e Macksoud Plaza, Clube Homs e Praça Alexandre de Gusmão.
A programação, que envolve palestras e entrevistas, shows, filmes, workshops, feira gastronômica, feira de negócios, feira maker e feira de games, entre outras atividades, deve estar completa até o fim de fevereiro. Os organizadores também disponibilizarão em breve na Apple Store e Google Play um app com a programação, em que os interessados poderão organizar a agenda dos dias 1 e 2 de junho.
Para o anúncio, o Panda organizou o painel “O Futuro da Avenida Paulista”, do qual participaram o arquiteto e urbanista Guto Requena, a diretora estatutária do Masp, Juliana Sá, e a gerente de comunicação do Itaú Cultural, jornalista Ana de Fátima Sousa. A conversa foi intermediada pela ex-VJ da MTV Didi Wagner.
Ana, do Itaú Cultural, ressaltou a importância de se reverberar o poder da arte e da cultura, por uma sociedade mais cidadã e a necessidade de combater um discurso de rebaixamento do papel da cultura em curso atualmente. Guto defendeu um “hackear a cidade”, ou seja, realizar ações, mesmo pontuais, que não dependam tanto da morosidade e burocracia dos governos. Juliana Sá, por sua vez, tratou da importância do acesso das pessoas a espaços culturais, lembrando que visita a um lugar como o Masp ainda é algo distante ou muito esporádico mesmo para habitantes de áreas mais periféricas da cidade.
Este ano, o Festival Path estima a participação de 600 palestrantes e 30 artistas. Rafael Vettori definiu o novo momento e endereço do evento como “o começo de uma história que, tudo indica, será bem legal”.
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