Naming rights, patrocínio e shows: quais são os planos de negócios do São Paulo
Clube inicia temporada de 2024 com movimentações no mercado para atrair mais visibilidade e novas marcas para o time
Naming rights, patrocínio e shows: quais são os planos de negócios do São Paulo
BuscarNaming rights, patrocínio e shows: quais são os planos de negócios do São Paulo
BuscarClube inicia temporada de 2024 com movimentações no mercado para atrair mais visibilidade e novas marcas para o time
Valeria Contado
18 de janeiro de 2024 - 20h30
O São Paulo futebol clube anunciou na noite desta quinta-feira, 18, durante evento realizado em parceria com a Alob Sports, que aconteceu no Varanda Estaiada, a nova linha de camisa do clube. Contando com um portfólio completo, o clube apresentou ao mercado sua nova fornecedora de materiais esportivos, a New Balance.
Desde 2018, o clube paulista contava com a Adidas como sua fornecedora oficial e a partir desta temporada, a marca, que também é patrocinadora do Endrick, assume um contrato de exclusividade.
Segundo o diretor executivo de marketing do São Paulo, Eduardo Toni, a mudança aconteceu justamente pelo clube buscar essa exclusividade. “Gostaríamos de ter toda a atenção da marca voltada ao São Paulo. Por isso fechamos esse contrato de exclusividade com a New Balance pelos próximos dois anos”, diz.
Para o lançamento, o São Paulo contou com uma iniciativa criada pela Le Pub que trouxe o conceito “a camisa mais pesada do Brasil”, que celebra as conquistas do time durante seus 93 anos. Em uma ação no ambiente digital, o clube disponibilizou um “spoiler” para matar a curiosidade dos torcedores. No entanto, ao tentar abrir a imagem ela não carregava completamente.
Essa não foi a única movimentação do São Paulo no mercado. No início de 2024, o clube do Morumbi renovou o seu ciclo de patrocinadores. Com isso, a camisa do São Paulo chega para a temporada atual renovada. Durante o evento, o clube anunciou a chegada da Superbet. A casa de apostas substituirá a Sportsbet.io, que ocupava a cota máster do clube.
Segundo Toni, o contrato leva em consideração, além da parte frontal e traseira da camisa, ações com torcedores, placas de led no estádio, camarote, ações nas redes sociais, vista ao centro de treinamento (CT) da Barra Funda, day use no Morumbis e em Cotia. Além disso, a empresa contará com ações no futebol feminino e no basquete do clube.
A reportagem apurou que o contrato renderá R$156 milhões ao São Paulo, mais bônus, pelos próximos três anos.
Além disso, para 2024, o clube quer recuperar a agenda de shows. O Morumbis – o nome mudou no começo do ano – era o grande polo de entretenimento da cidade recebendo nomes como Queen, Madonna, Justin Bieber, Jonas Brothers e mais recentemente, Coldplay e RBD. Mas, a chegada da Arena Multiuso, Allianz Parque (estádio do Palmeiras) levou os espetáculos para o outro lado da cidade.
Para isso, o clube assinou um contrato de exclusividade com a LiveNation, que visava trazer os shows de volta para o Morumbis. O contrato foi discutido e assinado no final do ano passado e tem uma cláusula de veto, na qual a empresa de shows pode negar que o estádio receba algum artista de outra agência.
Essa iniciativa faz parte de uma estratégia do São Paulo para amplificar a sua presença no cenário pop. “Faz parte da nossa estratégia, porque assim internacionalizamos a nossa marca, o nosso estádio. Fizemos muitas ações de relacionamento, de brand com o show do Coldplay aqui no Brasil. Assim voltamos a ter a nossa origem de fazer espetáculo”. O executivo reforça que o principal core do São Paulo é o futebol. Desse modo, o clube priorizará a agenda de jogos, podendo negar reservas de shows em datas importantes para o time.
Por fim, o estádio do São Paulo também recebeu um novo nome e passou a se chamar Morumbis. O contrato de naming rights foi uma parceria com a Mondelez, e faz alusão ao chocolate Bis, um dos carros-chefes da marca no Brasil. Segundo apuração da reportagem, o contrato gira em torno de R$75 milhões pelos próximos três anos.
Compartilhe
Veja também
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos
Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1
Cross Networking trabalha expansão da marca Nº1 e amplia trabalho na gestão de marca e parcerias de artistas