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Marketing

Nathalie Honda: “O País é polo de tendências”

Para a nova CMO da Wella Company, consumidor brasileiro é verdadeiro especialista, quando o assunto é beleza, o que obriga marcas a se manterem atualizadas


26 de fevereiro de 2025 - 6h00

Em janeiro, Nathalie Honda assumiu o cargo de chief marketing officer (CMO) da Wella Company no Brasil, país que está entre os dez principais mercados para a empresa no mundo. Isso aconteceu após ela ter encerrado (em dezembro) uma carreira de 19 anos na Unilever, seguindo uma reestruturação global da gigante de bens de consumo. Em seus primeiros passos no novo posto, Nathalie já acompanha o lançamento da linha BlondorPlex, de Wella Professionals, voltada a cabelos loiros. O lançamento oficial ocorreu semana passada no salão de Romeu Felipe, especialista em coloração e embaixador global da marca. Nesta entrevista, Nathalie comenta a importância da parceria de Wella com profissionais de beleza, como no caso da campanha de BlondorPlex, criada pela Talent, e a estratégia para as demais marcas do portfólio, entre as quais OPI, Kolestone e Soft Color. “Trazer uma comunicação mais dinâmica e conectada com as consumidoras, reforçar a presença digital e explorar novas formas de engajamento”, estão entre suas principais missões na Wella, conta a executiva. No último ponto, aliás, em breve devem vir campanhas focadas no TikTok, para falar mais de perto com o público jovem.

Meio & Mensagem – O lançamento de BlondorPlex já teve seu envolvimento ou era algo que vinha sendo tocado pelo time de marketing da Wella? A propósito, qual a estrutura de marketing da companhia hoje? Quantas pessoas sob seu comando, distribuídas como?
Nathalie Honda – O lançamento da campanha de Blondorplex, iniciado dia 17, já vinha sendo desenvolvido pelo time de marketing, pois trabalhamos com bastante antecedência no planejamento e execução das ações. Como cheguei à Wella em janeiro, encontrei esse projeto em andamento, mas tem sido uma grande oportunidade de acompanhar de perto os ajustes finais e ver o empenho da equipe em entregar uma campanha tão estratégica para a companhia. Essa campanha, em especial, tem uma importância enorme para nós, pois marca o lançamento de Blondorplex, a primeira linha de tratamento para cabelos loiros de Wella Professionals, lançada em primeira mão no Brasil. Além disso, conta com a assinatura do nosso embaixador global Romeu Felipe, que não apenas é um dos coloristas mais renomados do mundo, mas também o único brasileiro com esse título dentro da marca. Sobre a estrutura, tenho a oportunidade de liderar um time talentoso e altamente dedicado, composto por mais de 20 profissionais. É um grupo com grande expertise no mercado de beleza, e sei que essa troca será muito enriquecedora. Nosso foco é desenvolver projetos inovadores que fortaleçam ainda mais a presença da Wella Company no Brasil, sempre conectados às necessidades do mercado e às tendências do setor. A equipe de marketing é organizada em diferentes frentes: Educação, voltada para a capacitação de cabeleireiros; Profissional, que cuida das marcas Wella Professionals, Sebastian Professional, Nioxin e OPI; Retail, responsável por Koleston e Soft Color, nossas marcas de coloração para consumidor final; além das áreas de Influencer Marketing, PR e Comunidades, que gerenciam o relacionamento com cabeleireiros parceiros, imprensa e criadores de conteúdo, além da criação de eventos proprietários e patrocínio de outros do setor.

M&M – Alguma mudança prevista ou que você já tenha pensado para a área?
Nathalie – Meu foco inicial tem sido entender a fundo o negócio e as estratégias que já estão em andamento. A área de marketing da Wella já conta com uma base muito sólida, e meu papel será fortalecer esse trabalho, tornando as marcas ainda mais relevantes para os diferentes públicos. Quero trazer uma comunicação mais dinâmica e conectada com as consumidoras, reforçar a presença digital e explorar novas formas de engajamento. Além disso, vejo oportunidades para aumentar a agilidade do time, garantindo que as iniciativas acompanhem o ritmo acelerado do mercado de beleza.

M&M – Quais são os principais parceiros de comunicação da companhia hoje? Alguma alteração programada nessa frente?
Nathalie – Os influenciadores têm um papel essencial na nossa estratégia de comunicação. Contamos com as WellaLovers, um squad exclusivo de influenciadoras que compartilham conteúdos sobre nossos produtos e lançamentos, além de um time amplo de criadores de conteúdo que colaboram em campanhas ao longo do ano. No total, contratamos mais de 300 influenciadores anualmente, sempre com um olhar atento à diversidade, abrangendo diferentes estilos, tipos de cabelo, regiões e perfis de consumidores. Nosso relacionamento com os cabeleireiros também é uma parte fundamental da nossa comunicação. Temos uma comunidade engajada de mais de 400 profissionais que representam as marcas profissionais da Wella, divulgam nossos produtos e compartilham técnicas e conhecimentos. Além disso, trabalhamos em parceria com nossos clientes para ampliar a comunicação das marcas. Beleza na Web, por exemplo, é um grande parceiro e realizamos ações conjuntas para potencializar o alcance das nossas campanhas – como faremos no Nosso Camarote, no Carnaval do Rio de Janeiro deste ano. Seguimos ampliando nossa presença digital e, em breve, lançaremos duas campanhas voltadas para o TikTok, tanto em Profissional quanto em Retail, com o objetivo de nos conectarmos ainda mais com o público jovem e consumidores finais. Ainda não podemos compartilhar detalhes, mas essa iniciativa reforça nosso compromisso de inovar e estar presente onde nossa audiência está.

M&M – A partir do que você já pôde avaliar do negócio da Wella Company no Brasil e suas marcas, quais devem ser suas principais missões como CMO da empresa? E em que aspectos principalmente sua experiencia de 19 anos de Unilever deve ajudar nas demandas de marketing da Wella?
Nathalie – Minha principal missão é impulsionar o crescimento das marcas, garantindo que continuem inovadoras e relevantes tanto para os profissionais da beleza quanto para as consumidoras finais. Vamos reforçar a liderança de Wella Professionals no segmento profissional e fortalecer a presença de Koleston e Soft Color no varejo, expandindo sua conexão com o público. Também queremos consolidar OPI como referência em tendências para unhas. Ao longo da minha trajetória, desenvolvi um olhar estratégico para construção de marca, inovação e performance. Quero aplicar esse conhecimento para potencializar ainda mais a presença das nossas marcas no Brasil, sempre acompanhando as necessidades do consumidor e as movimentações do setor.

M&M – Como você analisa o posicionamento das marcas da Wella em relação à concorrência e quais as perspectivas para o cenário de beleza em 2025, em termos de consumo?
Nathalie – A Wella tem um diferencial muito forte no mercado: a proximidade e parceria com os profissionais de beleza. Eles estão no centro de todas as nossas estratégias e são uma grande fortaleza para as nossas marcas. Nosso compromisso com a educação e capacitação desses profissionais é um dos pilares da companhia, e sabemos que, ao investir no conhecimento deles, elevamos o nível da indústria como um todo e impactamos diretamente a experiência das consumidoras nos salões, transformando vidas. Em relação ao cenário de beleza, o consumidor brasileiro é um verdadeiro especialista. Ele está sempre em busca de inovação, atento às tendências e exigente em relação à performance dos produtos. Por isso, as marcas precisam se manter atualizadas, oferecendo soluções que combinem tecnologia, qualidade e personalização. Para 2025, teremos diversos lançamentos planejados, trazendo novidades relevantes para diferentes categorias e necessidades do mercado. Em breve, teremos inovações nas marcas Wella Professionals, Nioxin, Sebastian, OPI e Soft Color, sempre com o objetivo de oferecer o que há de mais avançado em coloração, tratamento e cuidados com os cabelos.

M&M – Qual a posição que o Brasil ocupa no mapa global da Wella atualmente e em suas pretensões de crescimento futuro?
Nathalie – O Brasil ocupa uma posição estratégica para a Wella, sendo um dos dez principais mercados globais da companhia. O país é polo de tendências que acabam ganhando força no mercado internacional, como é o caso da técnica de loiro criada pelo Romeu Felipe. Com sua assinatura e parceria no desenvolvimento da linha Blondorplex, que estamos lançando agora, reforçamos a importância do Brasil para a Wella. Além de embaixador global, o único brasileiro, Romeu lidera uma linha exclusivamente lançada no País, evidenciando a relevância do nosso mercado para as inovações da marca. Em termos de crescimento, não abrimos números, mas nosso objetivo é continuar ampliando a presença das nossas marcas no Brasil, tanto em vendas e market share quanto no fortalecimento do relacionamento com consumidores e profissionais de beleza.

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