Natura e Nestlé: as mais associadas a propósito
Estudo desenvolvido pela Ana Couto analisa a percepção dos consumidores diante das três ondas do branding que consideram preço, proximidade e valores
Natura e Nestlé: as mais associadas a propósito
BuscarNatura e Nestlé: as mais associadas a propósito
BuscarEstudo desenvolvido pela Ana Couto analisa a percepção dos consumidores diante das três ondas do branding que consideram preço, proximidade e valores
Luiz Gustavo Pacete
23 de maio de 2018 - 15h00
Quais marcas estão na cabeça do consumidor quando o assunto é preço? E quando proximidade e valor são mais associados a uma determinada marca? Esses questionamentos compõem o resultado de um estudo apresentado nesta semana pela Ana Couto, agência especializada em estratégia de marcas. O PI Index utiliza o conceito das três ondas do branding para enquadrar a maneira como os consumidores associam as principais marcas atuantes no Brasil.
A pesquisa foi aplicada por meio de um questionário direcionado a 1.021 pessoas de todo o Brasil de 12 a 30 de março de 2018. Após apresentar a definição de cada uma das três ondas, o consumidor teve de responder perguntas associando marcas e atributos.
“Para entender os diferentes tipos de relacionamento das marcas com as pessoas, criamos uma divisão em ondas: na primeira, o mais importante para uma marca é ser conhecida, para, então, vender melhor; na segunda onda, mais que vender produtos/serviços, começamos a ver o conceito de valor e há uma conexão emocional com as pessoas; enquanto na terceira, o foco é no engajamento, na construção de um ecossistema de valor e impactos positivos”, explica Ana Couto.
O levantamento também pediu para que os consumidores pontuassem outros indicadores que medem a atuação das empresas em Marca, Negócio e Comunicação. Com isso, os entrevistados avaliaram a atuação das empresas mencionadas espontaneamente na primeira etapa. No caso da Onda 3, associada a propósito Natura, Nestlé e Coca-Cola lideram o ranking. A Nestlé também aparece nas duas primeiras ondas.
“Vivemos uma crise de confiança, tanto que o indicador mais importante para as pessoas é a Onda 3. O propósito é capaz de mudar isso.Ele não pode ser só um discurso bonito, tem que reconectar as marcas com a vida das pessoas”, diz Marcio Beauclair, sócio-diretor de estratégia da Ana Couto. Veja quais são as marcas mais associadas a cada uma das ondas:
Onda 1
Estão as empresas cujos produtos e serviços são escolhidos através de uma decisão prioritariamente por preço. Os consumidores conhecem a marca porque ela anuncia na mídia e reforça a motivação de compra baseada no custo-benefício e em promoções. As mais mencionadas foram Nestlé e Omo, ambas de consumo.
Onda 2
Aqui estão empresas que buscam proximidade com seus clientes. Vão além do custo-benefício, criam conexões emocionais e são centradas no consumidor. Nestlé continua a liderar o ranking e ganha a companhia de outras marcas de alimentos e bebidas como Coca-Cola, Cacau Show, Danone e Garoto.
Onda 3
As empresas que atuam a partir de um propósito são aquelas que não priorizam o lucro, e vão além de vínculos emocionais. E quando o assunto passa a ser propósito, a marca com maior lembrança espontânea é Natura. As marcas de tecnologia, além da presença cada vez mais indispensável no cotidiano das pessoas, se beneficiam do esforço para entregar experiências melhores para os consumidores. Samsung, Apple, LG e Google são as mais lembradas.
Compartilhe
Veja também
Aposta Ganha nomeia Luva de Pedreiro como embaixador
Influenciador irá estrelar campanha de Black Friday da empresa de apostas, além de interagir com outros influenciadores parceiros, como Marcelinho Carioca
Cosméticos à mesa: marcas apostam no segmento de alimentos
Carmed, Quem disse, Berenice? O Boticário, Dailus e Herbíssimo mergulharam na tendência para ampliar público por meio da nostalgia e mistura de sensações