Collabs, promoção e ESG: os 15 anos de Nescafé Dolce Gusto
Celebração da data inclui lançamentos de produtos a cada 45 dias, distribuição de prêmios e iniciativas sustentáveis
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Rafaela de Oliveira
26 de agosto de 2024 - 6h32
Desde o início do ano, a Nescafé Dolce Gusto, máquinas de café espresso a cápsulas da Nestlé, celebra seu aniversário de 15 anos com lançamentos de um novo produto a cada 45 dias, e ativações em pontos de venda e no e-commerce.
A programação inclui a promoção Dolce Gusto 15 Anos até 31 de agosto, com a dinâmica compre e concorra, que tem como prêmio principal R$ 150 mil, além de prêmios diários de R$ 500 e sorteio de copos térmicos da marca.
Com o programa de fidelidade do Nescafé Dolce Gusto Club oferecido no e-commerce, os consumidores podem acumular pontos para serem trocados por prêmios exclusivos. “O e-commerce, criado na chegada da marca, além de ser o número um em vendas de máquinas no País, é uma ferramenta de exposição de todo nosso portfólio” afirma Tiago Buischi, diretor de marketing de Cafés Nestlé.
Além disso, como parte da celebração, foi anunciada a renovação da parceria com a Riot Games, iniciada em 2023, onde promove ações com influenciadores digitais e imprensa, e ativações de marca em splits do CBLoL. Com essa parceria, a marca reafirma seu apoio ao crescimento do cenário de e-Sports no País.
“Nos preocupamos também em manter uma forte presença no universo online, onde nos aproximamos dos consumidores por meio de uma linguagem jovem que destaca a versatilidade da marca”, destaca Tiago Buischi.
Com cobrandings com outras marcas da Nestlé, está prevista a chegada da cápsula Dolce Gusto KitKat no mercado no final de setembro. O produto completará seu portfólio com 45 sabores e quase 50 bebidas, entre cafés, chocolates, chás, lattes e cápsulas de Starbucks at Home, além do café Cortado e chás Nestea.
“A collab com KitKat é uma das mais pedidas pelos consumidores nas redes sociais”, menciona Buischi. “As marcas, queridinhas da Nestlé, comunicam-se com o mesmo público jovem e dividem a presença no segmento gamer, reforçando a conexão entre elas e os esforços de marketing para esse lançamento, seguem direcionados a esse público.”
A estratégia de divulgação para o lançamento do produto envolve o desenvolvimento de campanhas online e ativações no e-commerce da Nescafé Dolce Gusto e materiais de ponto de venda.
Até o momento, destacam-se entre as collabs realizadas pela marca o Chococcino Alpino, primeiro sabor desenvolvido em parceria com uma marca Nestlé; o Caramelo Salgado, desenvolvido em parceria com a Netflix; o Dolce Gusto Moça Brigadeiro, Leite Moça, Nescau, Galak, Nesquik e Sensação. Até o final do ano, a marca apresentará novidades no mesmo formato de parceria com outros segmentos da Nestlé.
“Temos marcas icônicas, dentro de casa na Nestlé, que fazem parte da vida do brasileiro”, comenta o diretor de marketing. “E a possibilidade de trazer sabores que se conectam com a memória afetiva do consumidor é o nosso diferencial.”
A Nestlé Brasil desenvolveu um projeto exclusivo para a Dolce Gusto formado por um grupo de especialistas que desenvolvem novas receitas a partir de análises de tendências de consumo, pesquisas e interações nas redes sociais com os consumidores para identificar oportunidades e conhecer os desejos. Em 2023, por exemplo, 100% dos lançamentos foram de sabores desenvolvidos aqui no Brasil.
De acordo com o executivo, a marca segue com investimentos em tecnologia para o desenvolvimento de novas receitas, criando ondas de lançamento de produtos, ampliando as possibilidades e mantendo-se atenta aos desejos do consumidor.
“Esse projeto traz agilidade na produção devido à tecnologia utilizada na produção, a agilidade na ampliação do portfólio e o contato mais próximo com o consumidor, transformaram o mercado brasileiro em referência global colecionando números expressivos”, diz Tiago Buischi.
A Nescafé Dolce Gusto chegou ao Brasil em 2009, com cápsulas importadas da Europa e com pouca variedade de sabores. Posteriormente, em 2014, foi inaugurada em Montes Claros, Minas Gerais, a fábrica de cápsulas da América Latina, que se tornou polo de exportação para a região.
O primeiro sabor desenvolvido pela marca no País foi o Mochaccino Canela, em 2018. Desde então, a Nescafé Dolce Gusto se consolidou no mercado, tendo registrado no ano passado um crescimento de duplo dígito na área de receitas inovadoras.
A fábrica brasileira da marca é a primeira da Nestlé a receber certificação Triple Zero, o que significa que não utiliza água da natureza, não envia resíduos para aterros e 100% das emissões dos gases do efeito estufa remanescente da operação são neutralizados.
A unidade é a única a produzir cápsulas na América Latina, incentivando sua reciclagem com pontos de coletas e parcerias com ONGs, cooperativas e empresas por todo território nacional. Desde junho, sete lojas Oxxo em São Paulo tornaram-se pontos de coleta em uma parceria com a marca.
As cápsulas da marca são comercializadas em pontos de venda em todo país e no e-commerce que também disponibiliza a caixa D´Gusta – seleção customizável, que possibilita ao usuário escolher 50 ou 100 cápsulas de sua preferência.
Ainda com foco na sustentabilidade, a Nestlé mantém uma floresta na cidade de Mirabela, também em Minas Gerais, com árvores que representam um estoque de carbono de cerca de 290 mil toneladas de CO2, que são responsáveis por fornecer a biomassa utilizada na caldeira da fábrica.
Com o compromisso da Nestlé Brasil em reduzir um terço do plástico de suas embalagens até 2025, as cápsulas dos produtos são comercializadas com uma redução de 20% de plástico virgem em sua composição. Essa iniciativa representa uma diminuição de 315 toneladas de plástico por ano na produção das cápsulas.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o segmento de máquinas de cafés espresso retomou crescimento depois de dois anos de retração. O valor do ticket médio dos cafés em cápsulas foi o mais alto em 2023, quando comparados com outros tipos da bebida.
A pesquisa da ABIC revela que 56% dos brasileiros tomam mais de um tipo de café e 97% dos lares têm ganho de penetração em cápsulas, solúvel premium e mixes.
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