Nestlé abre Centro Tecnológico focado em inovação aberta
Estrutura fica localizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos e terá fábrica de chocolates de Caçapava como piloto para projetos
Nestlé abre Centro Tecnológico focado em inovação aberta
BuscarNestlé abre Centro Tecnológico focado em inovação aberta
BuscarEstrutura fica localizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos e terá fábrica de chocolates de Caçapava como piloto para projetos
Taís Farias
7 de outubro de 2020 - 13h50
Nesta quarta-feira, 7, a Nestlé anunciou a inauguração oficial de seu Centro de Tecnologia e Inovação no Parque Tecnológico de São José dos Campos. O objetivo do CI&T é se tornar um vetor de inovação para a empresa. O espaço vai concentrar o desenvolvimento de tecnologias que serão aplicadas em toda a cadeia da companhia. “É uma atividade pioneira para a Nestlé na América do Sul”, afirmou Luis Garcia Prieto, head of technical & production da empresa no Brasil.
O objetivo central do lançamento é acelerar a transformação digital da empresa e trazer elementos da indústria 4.0, como conectividade e colaboração, para o tradicional segmento da alimentação. O movimento é fruto de um investimento de R$ 800 milhões em 2019, que deve se repetir em 2020 e nos próximos anos. A meta de inovação da empresa também passa por um novo treinamento de seus funcionários para se adaptarem à dinâmica digital. No curto prazo, 75% do pessoal deve ser impactado.
A inauguração do CI&T vem ao encontro do projeto de governança por pilares já estruturado pela Nestlé. Os grupos de trabalho organizam as diferentes tecnologias sob as vertentes de personalização, conectividade, process mastership e infraestrutura. Diferentemente dessa primeira parte do processo de transformação digital, onde os grupos foram liderados por colaboradores que já faziam parte do organograma da companhia, o Centro Tecnológico nasce com uma equipe externa e capacidade para quinze pesquisadores.
A localização do CI&T é estratégica para a Nestlé. O Parque Tecnológico de São José dos Campos conta com cerca de 30 empresas, 40 startups e quatro universidades que são a aposta da companhia para construir parcerias e solucionar problemas. “Um dos nossos grandes objetivos é ampliar os limites da inovação aberta”, conta Donir Costa, diretor de engenharia da Nestlé. Com esse foco, a centenária suíça pretende aumentar a eficiência da operação e atrair novos talentos.
O Centro de Tecnologia e Inovação fica a quinze minutos de distância da fábrica de chocolates da Nestlé, em Caçapava. Nela, serão aplicadas e testadas todas as inovações provenientes do CI&T. A partir do desempenho na unidade de Caçapava, uma fábrica piloto, será feito o roll-out para o restante da planta fabril.
*Crédito da foto no topo: Reprodução
Compartilhe
Veja também
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos
Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1
Cross Networking trabalha expansão da marca Nº1 e amplia trabalho na gestão de marca e parcerias de artistas