Next, Now #05 – Como engajar na era da hipersegmentação
Samuel Gomes, head de criação da Responsa, fala sobre a relevância da comunidade na estratégia de marketing e negócio das empresas
Next, Now #05 – Como engajar na era da hipersegmentação
BuscarNext, Now #05 – Como engajar na era da hipersegmentação
BuscarSamuel Gomes, head de criação da Responsa, fala sobre a relevância da comunidade na estratégia de marketing e negócio das empresas
Karina Balan e Luiz Gustavo Pacete
Cada vez mais, marcas buscam dividir consumidores em “clusters” de comportamento e interesses em comum. Não por acaso, o olhar sobre comunidades ganha relevância na estratégia de marketing e negócios das empresas, em uma análise que vai muito além dos dados demográficos. Neste episódio de Next, Now, podcast do Meio & Mensagem que trata da transformação e dos negócios sob o impacto da tecnologia, Samuel Gomes, head de criação da Responsa, fala da combinação entre curadoria humana e tecnologia na gestão de comunidades.
“Muitas marcas hoje perdem oportunidades de negócios e de aproximação com vários públicos por não irem além na compreensão de seus respectivos novos públicos e entender que eles são diferentes e que demandam formas diferentes de comunicação e abordagem”, diz Samuel. Ele reforça que, neste contexto, é importante que as empresas não ignorem a diferença demográfica e geográfica dos públicos e invistam em formas mais eficientes de falar com diferentes públicos.
“É comum que o mercado generalize a periferia, por exemplo, mas a periferia de São Paulo é diferente de Manaus, que é diferente do Rio e de outras regiões, e na medida que ocorre essa compreensão, as marcas passam a ter uma abordagem mais genuína e a terem melhores resultados em seus projetos”, diz Samuel. Ele reforça também a importância de levar a diversidade para o desenvolvimento e a concepção de tecnologias como aplicativos de compartilhamento e no modelo de operar das startups que acabam por ficar focadas nas mesmas regiões.
Escute os outros episódios do Next, Now:
Next, Now #04 – Social listening e experiência
Daniela Cachich, VP de marketing da PepsiCo, fala sobre como as marcas podem utilizar dados para combinar causas e mensagens em diferentes pontos de contato
Next, Now #03 – Os desafios das tech companies
Percival Jatobá, VP de Inovação e Soluções da Visa, fala sobre como as empresas da indústria 4.0 devem agir para se tornarem techs na maneira de pensar e atuar
Next, Now #02 – Novas métricas de influência
Inaiara Florêncio, diretora de social media da SunsetDDB, fala sobre os desafios dos criadores de conteúdo em meio a questionamentos sobre credibilidade e verdade
Next, Now #01 – Inteligência artificial na jornada de consumo
Luiz Medici, VP de Dados e IA da Vivo, fala sobre como a tecnologia já altera as dinâmicas de consumo, negócios e marketing
Compartilhe
Veja também
Tigre transforma tubos e conexões em peças de design
Marca promove collab com o estúdio Fahrer, que desenvolve mesas, cadeiras e outros itens produzidos com suas peças
Mari Maria e Burger King: a estratégia por trás da collab
Empresária visa explorar experiências sensoriais para se conectar com o público e entrar no mercado global