Nokia fora dos Top 5 em smartphones
Segundo IDC, smartphones lideraram o crescimento do mercado mundial de aparelhos celulares no terceiro trimestre de 2012
Segundo IDC, smartphones lideraram o crescimento do mercado mundial de aparelhos celulares no terceiro trimestre de 2012
Roseani Rocha
26 de outubro de 2012 - 11h50
O International Data Corporation (IDC) acaba de divulgar um ranking global do desempenho do segmento de aparelhos celulares. O mercado cresceu 2,4% no terceiro trimestre de 2012, crescimento em grande parte assegurado pelos desempenhos da Samsung e da Apple, ao passo que a Nokia caiu da lista das cinco maiores produtoras de aparelhos.
A indústria como um todo vendeu 444,5 milhões de celulares no terceiro trimestre de 2012, contra 434,1 milhões de unidades registradas no terceiro trimestre de 2011. Já os smartphones foram 179,7 milhões no terceiro tri de 2012, contra 123,7 milhões do período equivalente ano passado. Neste caso, o crescimento de 45,3% foi ligeiramente maior que o previsto pelo IDC (45,2%).
O quinto lugar da Nokia como fabricante de smartphones foi assumido, agora, pela Research in Motion, fabricante do Blackberry. A queda da Nokia deveu-se em parte à ascensão de Samsung e Apple globalmente e ao alto crescimento de players como a Huawei na China, onde a Nokia dominava até o terceiro semestre de 2011.
“As quedas nas ações da Nokia significaram ganho para seus concorrentes”, avaliou Kevin Restivo, analista sênior do IDC. A mudança do sistema Symbian para o Windows Phone nos smartphones da Nokia também teriam permitido que concorrentes roubassem mercado da marca nos últimos 18 meses. Mas como o de smartphones é ainda considerado um mercado nascente, os analistas do IDC avaliam que há espaço para muitas marcas e sistemas operacionais florescerem, inclusive a própria Nokia.
“A RIM, apesar de ainda ser líder de mercado, espera começar a enviar ao mercado seus primeiros Blackberry 10 em 2013. Motorola, que já foi número três no mercado mundial de smartphones, está redirecionando seu posicionamento sob o Google. Estes são apenas dois fabricantes entre muitos que estão sentindo a pressão da competição com Samsung e Apple, mas estão se esforçando para criar múltiplos pontos de diferenciação, de forma a enfrentar a pressão crescente”, disse Ramon Llamas, gerente de pesquisa da equipe de celulares da IDC.
A Samsung dobrou as vendas chegando à quantia estimada em 56 milhões de smartphones no terceiro trimestre de 2012, mais que o dobro de seu concorrente mais próximo, a Apple. Isso lhe dá uma participação de mercado de 31,3% e o mérito de ser a primeira empresa a conseguir superar a marca de 31%, desde 2009. No trimestre, a empresa registrou lucro de US$ 7,4 bilhões.
Já a Apple anunciou ter vendido no mesmo período 26,9 milhões de iPhones e tem 15% de participação de mercado.
Confira os Top 5 do mercado de celulares em geral, na tabela abaixo:
Compartilhe
Veja também
Marcas enfeitam São Paulo com árvores e decoração de Natal
Coca-Cola, Nubank, Natura e Boticário levam elementos interativos e experiências a parques e locais da cidade
Fair Play financeiro e unificação das ligas: o futuro dos negócios do futebol brasileiro
Evento promovido pela CBF reuniu líderes do mercado esportivo para discutir inovações e a valorização do futebol brasileiro