Fernando Murad
18 de dezembro de 2024 - 7h16
Além dos palcos em Copacabana, festa terá atrações em 13 locais da cidade (crédito: Yusuke Koike/Shutterstock)
Uma das festas de Ano Novo mais famosas do mundo estará de cara nova na virada para 2025. Vencedora do edital de licitação da Prefeitura do Rio de Janeiro para a produção da festa pelos próximos três anos, a SRCOM aproveitou a ocasião para desenvolver uma marca e uma plataforma de comunicação para o evento.
Assim nasceu a marca Rio Réveillon e uma série de ativações que poderão ser realizadas em toda a cidade durante o período. Serão instalados, por exemplo, cubos promocionais de LED em várias regiões do Rio de Janeiro. Será a 17ª vez consecutiva que a SRCOM organizará a festa de final de ano na cidade.
Segundo Nelson Adão, diretor de projetos e negócios da SRCOM, o Rio Réveillon vem se consolidando como uma das maiores plataformas musicais do Brasil, reunindo diversas marcas patrocinadoras e um público diversificado em torno de um evento cultural de grande visibilidade.
Exemplo de cubo de LED do Rio Réveillon que será instalado em diferentes pontos da cidade (crédito: divulgação)
“Essa celebração vai além da virada do ano, transformando todo o mês de dezembro e o início de janeiro em uma experiência de conexão entre marcas e audiência. Para os patrocinadores, o Réveillon se tornou uma poderosa plataforma de brand experience. Além da alta visibilidade, as marcas têm a oportunidade de estabelecer uma conexão genuína com os consumidores, integrando suas mensagens ao contexto festivo e cultural do evento”, afirma.
Outra grande festa da cidade, o Carnaval lançou sua marca em 2022.
Patrocinadores e ativações do Rio Réveillon
A edição 2025 do evento será apresentada pelo Banco do Brasil e terá patrocínio máster da Petrobras. O apoio cultural é do Sesc, responsável pelos palcos localizados nos bairros do Rio, com exceção de Copacabana. A Amstel será a cerveja oficial e assinará dois palcos. A Engov também é parceira.
A transmissão oficial, mais uma vez, será exclusividade da TV Globo. O Rio Réveillon também tem os jornais O Globo e Extra como parceiros de mídia. A BMV é a parceira de sustentabilidade.
A Amstel, que foi a primeira marca a confirmar presença no plano trienal, assinará dois palcos: o Samba, em Copacabana, e o do Parque Madureira.
O Palco Samba terá o formato de um pandeiro. Na programação estará a Roda de Samba do Pretinho da Serrinha com Roberta Sá, Mariene de Castro e Leci Brandão como convidadas, Marcelo D2, Dudu Nobre e a bateria da Imperatiz Leopoldinese. No Palco Madureira estarão a Velha Guarda da Portela e as escolas de samba Império Serrano e Portela.
Já em Copacabana será instalado um bar da Amstel (na Praça do Lido), um PhotoApp (espaço instagramável no calçadão da praia) e um Blimp (balão inflável de gás hélio que flutua no ar com formato de nave espacial e estrutura tubular).
O Banco do Brasil, por sua vez, junto com a BB Consórcios, terá pontos de coleta de recicláveis ao longo de toda a orla, com distribuição de brindes em troca de resíduos como latinhas e garrafas PET. Também será montado um lounge exclusivo para clientes BB Ourocard Visa na praia de Ipanema. O espaço terá barracas, espreguiçadeiras, brindes e DJs.
Projeto 3D do Palco Rio (crédito: divulgação)
Programação e palcos pela cidade
O Rio Réveillon 2025 terá três palcos principais em Copacabana. O Palco Leme, que retorna nesta edição, como música gospel; o Palco Rio, o principal da festa, e o Palco Samba, já citado. Além disso, outros 13 palcos estarão distribuídos por diferentes regiões da cidade, incluindo novos espaços como o Parque Oeste (Inhoaíba) e o Parque Realengo. Serão mais de 40 atrações nesses palcos.
A programação do Palco Rio inclui Ivete Sangalo, Caetano Veloso e Maria Bethânia, Anitta, Xand Avião e Unidos da Viradouro. Os shows serão transmitidos pela TV Globo, pelo Multishow e pelo Globoplay.
Além da música, a tradicional queima de fogos terá 12 minutos de espetáculo piromusicado elaborado por Daniel Lopes. Este ano, a queima de fogos acontecerá em três pontos: Copacabana, com dez balsas posicionadas no mar; Flamengo, com três balsas; e na Penha, com uma queima especial na Igreja da Penha.