Novas categorias e collabs: as estratégias da Paçoca Amor aos 65 anos
Marca mais tradicional da Arcor investe em parcerias e amplia atuação para categorias de biscoitos, panettones e torrones
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Bárbara Sacchitiello
23 de agosto de 2024 - 16h56
A Paçoca Amor é um patrimônio da fabricante de alimentos Arcor. Quem faz a afirmação é a própria empresa, representada pela gerente da categoria de Guloseimas da companhia, Aline Fernandes. Com 65 anos de presença no mercado, contudo, apenas tradição não era suficiente para fazer com que o doce mantivesse o interesse das novas gerações.
Por isso, já há algum tempo, a marca da Arcor vem se dedicando a um trabalho de expansão da categoria, para ir além da paçoca, e investindo em collabs para alcançar o público de outros segmentos.
“Atrelar a nossa imagem a produtos inovadores e grandes marcas é uma estratégia importante, para ampliar o reconhecimento da marca, e reforçar a autoridade e imagem positiva que conquistamos ao longo desse tempo”, explica Aline.
A mais recente collab feita pela marca foi com o Grupo Boticário, com o qual foi produzido um kit de maquiagem com o aroma e cores característicos da Paçoca. Outros exemplos de parcerias com marcas foi um acordo com a American Cookies, em 2023, que levou a paçoca para milkshake e cookies. Além disso, a Paçoca Amor também chegou à Tok&Stock, em uma linha de decoração e aos pés dos consumidores, por meio de uma linha de calçados com a Ana Capri.
“A marca Amor é uma das mais procuradas da Arcor para novos negócios no formato de collabs”, segundo a porta-voz, revelando que outros projetos estão em andamento e novos produtos podem chegar ao mercado ainda em 2024.
Essas parcerias são desenvolvidas por uma equipe da Arcor e conta, como explica a porta-voz, com um trabalho que envolve uma rigorosa avaliação para o desenvolvimento de protótipos. A linha com o Boticário, segundo a empresa, teve um alcance de mais de 5 milhões de pessoas, considerando apenas os impactos em redes sociais.
Se a originalidade do sabor e a qualidade do produto fazem, com que, na visão da Arcor, a Paçoca Amor tenha se tornado um ícone, a companhia tem investido para levar a esse lado a outras categorias.
Atualmente, além da Paçoca, a Amor também dá nome a biscoitos, panettones e torrones. Essa entrada em novos segmentos foi uma estratégia bem-sucedida, na visão da marca. Segundo Aline, essa expansão visa continuar aproveitando o reconhecimento e a força da marca em diferentes segmentos de mercado.
Seja para essas novas categorias ou para a tradicional paçoca, a Amor ancora suas estratégias de marketing na exploração do próprio nome. A mais recente campanha criada pela empresa apresenta o mote “Leve Amor por onde for”.
“Nos fazemos presentes nas relações humanas e na gastronomia, conectando com várias formas de amor: em momentos, receitas, festas e até esportes, por meio de aproximação com corridas de rua, que têm recebido cada vez mais o apoio da marca e já geraram um impacto direto em mais de 30 mil participantes”, conta.
Com a expansão do portfólio, a Arcor registrou um crescimento de 65% nas vendas dos produtos da linha com base nos últimos 12 meses. Além disso, a marca diz que ampliou a capilaridade de distribuição para levar seus produtos para mais de 55 mil pontos de venda no Brasil.
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