O que o novo recorde do Twitter traz às marcas?
Resposta da Wendy's a jovem americano prova a importância da interação com o público
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Bárbara Sacchitiello
11 de maio de 2017 - 8h11
O garoto norte-americano Carter Wilkerson é a mais nova celebridade das redes sociais. Nesta semana, o jovem conseguiu um feito pouco provável para uma pessoa anônima: sua mensagem na rede social superou a famosa selfie do Oscar, postada pela apresentadora Ellen de Generis em 2014, e angariou o título de post mais retuítado da história da rede social.
Se a foto de Ellen tinha o apelo de contar com um estelar elenco das mais famosas celebridades de Hollywood, a mensagem de Wilkerson tinha um desejo um tanto desmedido – mas até aceitável – para um adolescente comum: o direito de comer nuggets por um ano, de graça. E o direcionamento desse pedido a uma marca.
Em abril, Wilkerson enviou, via Twitter, uma mensagem à rede de fast food Wendy’s, perguntando quantos retuítes seriam necessários para que ele tivesse direito de ganhar um ano de consumo de nuggets. A marca entrou na brincadeira e respondeu: “18 milhões”. O jovem, então, compartilhou a mensagem e fez um apelo às demais pessoas que o ajudassem a alcançar a marca. Mais de um mês depois, a postagem de Wilkerson já somou 3,6 milhões de retuítes. Sua conta, partiu de pouco mais de 130 seguidores para 119 mil. Embora ainda esteja longe de atingir os 18 milhões requeridos pela rede, a marca decidiu atender ao apelo do jovem. E o Twitter ganhou um novo recorde.
“Desde quando o Twitter foi criado, a rede social adotou como proposta ser um território de comentários a respeito do que está acontecendo, naquele momento. Isso vai desde notícias, até acontecimentos esportivos como as mensagens de pessoas comuns. Quando um garoto posta que deseja comer nuggets por um ano e uma marca embarca nessa conversa, de maneira corriqueira e verdadeira, aquilo imediatamente é transmitido às demais pessoas porque traz sinceridade e diversão”, analisa Pedro Porto, diretor de estratégias de marcas do Twitter Brasil.
Na opinião do executivo, o sucesso da postagem de um garoto desconhecido deve-se mais ao potencial de viralização da rede social do que ao tom de humor do conteúdo. “O que causa a conexão entre as pessoas na rede social é o interesse. O Twitter possui esse tom engraçadinho e de humor muito forte, mas as pessoas conversam e trocam mensagens sobre assuntos de seus interesses, sejam temas políticos, de celebridades ou qualquer coisa relevante que aconteça naquele momento. Acredito que, quando as celebridades e outras marcas começaram a retuítar a mensagem do jovem, as outras pessoas entenderam que aquele pedido era genuíno e quiseram, na hora, embarcar na conversa”, analisa.
O timing e a atenção que a Wendy’s deu ao garoto vão ficar, na opinião de Porto, como lição de comunicação para as marcas. “Não nos relacionamos apenas com o produto e sim com a maneira como aquela marca enxerga o mundo e com sua filosofia. Em um ambiente de conexões tão rápidas e verdadeiras, quanto mais autêntica e próxima uma marca for de seu público alvo, mais ela conseguirá criar uma relação profunda com ele. Estamos acostumados a nos lembrar das marcas que nos responderam quando fizemos alguma reclamação. Mas quantas vezes uma marca entrou em contato conosco para fazer parte de uma conversa ou comentar algo sobre nosso cotidiano? Aí está uma grande oportunidade”, indica o executivo.
O post do garoto foi compartilhado por empresas como Google, Amazon e Microsoft e foi popularizado pela própria ElenDeGeneris, que aproveitou a brincadeira de ter sua foto ultrapassada pelo pedido do jovem e o convidou a participar de seu programa, nos Estados Unidos. Atualmente, a selfie do Oscar conta com 3,4 milhões de retuítes. A resposta da Wendy’s ao jovem veio na terça-feira, 9, quando a marca postou que ele havia ganhado a aposta por ter o tuíte mais compartilhado da história. Além disso, a marca aproveitou a publicidade e anunciou que doará US$ 100 mil à DaveThomas Foundation, uma associação norte-americana dedicada a auxiliar a adoção de crianças. O sucesso do compartilhamento foi tão grande que o Twitter criou um emoji de nuggets para acompanhar a hashtag #NuggsforCarter.
Após esse novo recorde, o Twitter já está na expectativa de qual será a próxima pessoa a desbancar a mensagem de Wilkerson, marcando um novo recorde. “Esperamos realmente que venham novos recordes e que eles aconteçam de forma natural. Esse caso provou que, na rede social, pelo menos, o Papa e qualquer pessoa comum estão no mesmo nível”, finaliza.
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